Euphoria (Foto: HBO)

A aclamada série Euphoria encerrou sua segunda temporada na noite deste domingo (27) e, ao que parece, tem ajudado muitos jovens com problemas de dependência química.

Isso porque um dos temas principais abordados nesta sequência da série da HBO foi o vício em drogas, presente majoritariamente na narrativa da personagem Rue Bennet, interpretada por Zendaya.

A NME conta que o consultor-chefe do UK Addiction Treatment Group (UKAT), uma das maiores empresas privadas de tratamento de dependências do Reino Unido, informa que desde que a atração foi lançada houve um pequeno aumento no número de jovens que procuraram ajuda para lidar com seus vícios. Ao metro.co.uk, Nuno Albuquerque disse:

O que séries como ‘Euphoria’ fazem é conscientizar jovens e crianças que vivenciam e, em alguns casos, lutam com situações de vida madura, como o uso indevido de drogas. Felizmente, houve um aumento muito pequeno no número de jovens entrando em contato com nossos serviços de suporte pedindo ajuda e orientação.

É ingênuo da sociedade acreditar que nossa geração mais jovem não usa e abusa de substâncias, ou pensar que sempre podemos protegê-los. Se séries como ‘Euphoria’ conseguem encorajar até mesmo um jovem a chegar e pedir ajuda, então isso é maravilhoso.

Euphoria

Apesar deste atual aumento na busca por ajuda, anteriormente a Educação de Resistência ao Abuso de Drogas dos EUA (DARE) chegou a criticar a abordagem de Euphoria sobre o uso de drogas por adolescentes, alegando que a série optou por “glorificar erroneamente e retratar erroneamente” tais aspectos.

Em seguida, Zendaya defendeu a série dizendo à Entertainment Weekly:

Nossa série não é de forma alguma um conto moral para ensinar as pessoas como viver sua vida ou o que deveriam estar fazendo.

Na verdade, o sentimento por trás de ‘Euphoria’, ou o que sempre tentamos fazer com isso, é ajudar as pessoas a se sentirem um pouco menos sozinhas em sua experiência e dor. E talvez sintam que não são os únicos passando ou lidando com o que estão lidando.

A jovem atriz também apontou que muitos admiradores da série conseguiram encontrar “paralelos com Rue e sua história” e isso é muito significativo para todos os envolvidos com a produção.

No início deste mês, a HBO confirmou que Euphoria vai ganhar uma terceira temporada. A primeira e segunda temporada da trama estão disponíveis na HBO Max.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!