euphoria jules season 1
Foto: Reprodução

Um dos maiores fenômenos midiáticos da atualidade é a série Euphoria, da HBO. Ao final da segunda temporada, em fevereiro de 2022, ela se tornou a série mais assistida na história do HBO Max na América Latina, depois de já ter batido o recorde de maior lançamento do serviço de streaming em países latinos, atingindo a marca de 2 milhões de usuários simultâneos.

Resultado: a série criada por Sam Levinson e estrelada por Zendaya se tornou uma das maiores referências estéticas para o público jovem. A fotografia de Marcell Rév conta com um conjunto de fatores que a tornam icônica, como movimentos de câmera e uma paleta de cores saturada, e impressiona pela capacidade de refletir os sentimentos dos personagens de uma forma estilizada e única. O mesmo vale para a montagem frenética em alguns momentos e o estilo da direção de certos episódios.

Porém, a combinação jovens + redes sociais leva a um endeusamento de Euphoria como se fosse a produção mais inovadora de todos os tempos. E pior: a cultura de polarizar os gostos musicais nesse ambiente virtual leva a um movimento de ignorar referências mais antigas mesmo na hora de fazer piada com essa estética.

Há alguns meses, Lucas Silveira, vocalista da banda Fresno, apontou para esta escassez de referências. Mesmo sabendo que o comentário era um meme, há um pouco de verdade na análise do músico brasileiro:

Pensando nisso, separamos 10 videoclipes que têm a mesma pegada de Euphoria e do clipe da Tove Lo – e que foram feitos em diferentes épocas!

Não é uma crítica a Euphoria, que faz o que faz de forma magnífica, nem a Tove Lo, que aproveitou um estilo muito popular de videoclipes em uma música extremamente famosa. O objetivo é expandir os horizontes de um público mais jovem para que conheçam também as obras que inspiraram os grandes sucessos da atualidade. Confira!

The Rolling Stones – “Like a Rolling Stone”

The Prodigy – “Smack My Bitch Up”

The Prodigy – Smack my bitch up from ArtOfficial Agency CPH on Vimeo.

Avril Lavigne – “I’m With You”

Green Day – “Jesus of Suburbia”

Stromae – “Alors on danse”

Smashing Pumpkins – “1979”

Jimmy Eat World – “The Middle”

Charli XCX – “Take My hand”

Tegan and Sara – “Closer”

Robbie Williams – “Come Undone”


Labrinth & Zendaya – “All for us”

Tove Lo – “Habits (Stay high)”

Faltou algum clipe na lista? Deixe a sua contribuição!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!