Steven Tyler no programa de Howard Stern
Reprodução/YouTube

Pelo seu histórico com as drogas, Steven Tyler é um daqueles caras que ninguém sabe muito bem como está vivo até hoje.

Ao lado de figuras como Ozzy Osbourne e Keith Richards, o vocalista do Aerosmith passou por maus bocados devido ao abuso de substâncias e felizmente conseguiu se recuperar, estando limpo há algum tempo.

Por isso, em 2016, ele contou durante entrevista para Howard Stern que resolveu ajudar algumas pessoas a fazerem o mesmo por meio de uma iniciativa incrível. Questionado sobre essa luta em sua vida, Tyler disse:

A única forma de sair é enfrentar. Eu era um viciado em drogas gigantesco, que ia morrer por isso. Eu ainda dou uns tragos no cigarro da minha namorada e é tipo, ‘Uou!’. Mas, sabe, eu fico de olho. Eu tenho a coisa dos 12 passos.

Sabe, eu trabalho com a [instituição] Betty Ford, eu trabalho com algumas pessoas. E eu sou meio que um paciente que advogada pela causa, no sentido de que eles me ligam e é tipo, [barulho de faroeste] ‘Temos um fugitivo!’. E aí, tipo, ‘Olha, eu consigo colocar o Steven no telefone’, e eles respondem, ‘Mentira! Não tem como!’, e aí eu falo com o paciente e eu meio que tento tirá-los da crise.

Eu conto a eles o que… primeiro, ‘Que droga você usou? O que você tomou? Do que você abusou? Como você caiu nessa?’, e eu falo a eles, ‘Não importa. Eu fiz a mesma coisa. Mas eu saí do buraco’.

Por outro lado, Steven também foi sincero sobre sua própria dificuldade em vencer o vício e admitiu que não tem certeza se nunca mais vai usar substâncias:

Eu me mantenho sincero no sentido de que eu [sei que] estou a apenas um disco de sucesso de distância disso. Isso é o que costumava acontecer. Agora, eu estou fechado; você vai para o programa de 12 passos uma vez por semana, é só o ouro. Isso te lembra de onde você estava e você volta.

Era tipo, eles me disseram na minha primeira reabilitação, ‘Você está sóbrio agora. E se seu pai e sua mãe morrerem? E se algo acontecer com seus filhos? O que você vai fazer?’. É a primeira coisa que você vai atrás, porque somos americanos! É o jeito do John Wayne, ‘Me dê um pouco de coragem!’. É o que fazemos e é tão difícil sobreviver nesse mundo. Nos EUA, em todo lugar.

As pessoas querem se soltar. Eu não culpo as pessoas que ficam doidonas. Eu me coloquei contra a parede! E eu tenho um talento, um talento que Deus me deu, mas eu fiquei tão maluco que eu perdi, eu perdi tudo.

Você pode ver o vídeo completo deste momento, em inglês, logo abaixo.

Steven Tyler fala sobre vícios e como ajuda pessoas a superá-los

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!