panico 5
Foto: Reprodução

A franquia Pânico, criada por Kevin Williamson e Wes Craven em 1996, está de volta aos cinemas e tem muita gente elogiando o retorno do Ghostface. Onze anos já se passaram desde o último lançamento e a série de filmes caminhou bastante; por isso, podem ser necessárias algumas atualizações para acompanhar o novo longa-metragem.

Para recapitular o que aconteceu e dar alguns detalhes da nova produção, é preciso passar por alguns spoilers dos quatro primeiros filmes. Então fique atento!

Continua após a foto

panico 5
Foto: Reprodução

Direção e elenco

O lendário diretor de terror Wes Craven faleceu em 2015 e, por isso, não é possível que ele esteja envolvido no projeto. Já Kevin Williamson está creditado como produtor-executivo, mas não teve participação ativa na produção do novo Pânico.

A direção, então, ficou com a dupla Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett, responsáveis por Casamento Sangrento (2015). O roteiro é de James Vanderbilt (Zodíaco) e Guy Busick (Castle Rock).

O ponto mais interessante, porém, fica por conta do elenco. Todos os atores principais voltam a interpretar os icônicos personagens da franquia.

Neve Campbell será novamente Sidney Prescott. Courtney Cox e David Arquette também retornam para os papéis de Gale Weathers e Dewey Riley, respectivamente. Eles sobreviveram ao Ghostface por quatro filmes, mas será que vão continuar assim?

Novos nomes também foram adicionados, como Dylan Minnette (13 Reasons Why), Jack Quaid (The Boys) e Jenna Ortega (You).

Continua após a foto

panico 5
Foto: Neve Campbell, Courtney Cox e David Arquette (Reprodução)

Metalinguagem

Pânico sempre foi uma franquia conhecida por usar bem o recurso da metalinguagem, pois os personagens conhecem os maiores clichês dos filmes de terror, que fatalmente acabam acontecendo. Outra repetição que se tornou clássica foi a substituição dos assassinos que usam a ghostface, já que toda vez eles acabam morrendo depois de serem revelados.

A expectativa é que a criatividade na revelação dos assassinos é uma das apostas do novo filme para trazer de volta os tempos de ouro da franquia.

Continuação ou reboot?

Mesmo não carregando o “5” no nome e tendo o mesmo nome da obra original, esta é uma continuação. Vinte e cinco anos se passaram desde o início da saga e, apesar de prometer ser um filme com mais identidade e que busca beber mais da fonte do primeiro, a trama do novo longa está totalmente conectada com os demais.

Continua após a foto

panico 5
Foto: Reprodução

E a série de TV?

O Pânico de 2022 não está conectado com a série de TV Scream. Se você não assistiu a nenhuma das três temporadas, não vai ter prejuízo. Ela é apenas uma homenagem e não faz referência a nenhum acontecimento dos filmes.

Ainda assim, se você tiver interesse, a série está disponível na Netflix.

Pânico (2022) está em cartaz nos cinemas brasileiros. Confira o trailer do filme abaixo!

NOTÍCIAS MAIS QUENTES no RESUMO DA SEMANA

Fique por dentro das notícias mais quentes do mundo da música, bem como dos lançamentos nacionais, ouvindo o Resumo da Semana, programa do Podcast Tenho Mais Discos Que Amigos!