Estátua de Johnny Ramone

Bill Kelliher, guitarrista do Mastodon, cravou Johnny Ramone como seu “deus do Rock”.

O músico fez a declaração para o quadro Rock God, do programa The Rock Show With Johnnie Walker na BBC (via Whiplash). Segundo Kelliher, foi o fundador dos Ramones que o ensinou algo muito importante sobre ser guitarrista.

Quando eu era criança, todos os meus amigos e eu ouviámos muito Van Halen, Scorpions e ZZ Top, e nós admirávamos todos aqueles guitarristas, mas eu não conseguia tocar essas coisas [que eles tocavam].

Mas quando ouvi Johnny Ramone, percebi que, ‘Uau, esse cara está tocando apenas um acorde, um power chord’. E logo percebi que todo mundo estava fazendo errado; todo mundo estava tentando ser Eddie Van Halen, enquanto eu disse: ‘Eu quero ser um compositor. Se Johnny Ramone pode escrever duzentas músicas com os mesmos três acordes, então eu posso pelo menos escrever um par’. E foi exatamente isso que eu fiz.

Bill ainda conta que montou sua primeira banda com 15 anos, e que eles começaram justamente tocando “músicas fáceis” do Punk Rock, como hits dos Ramones. Ele continua:

Então, Johnny Ramone realmente me ensinou isso, que você não precisa ser super proficiente na guitarra para ser um guitarrista incrível. Os Ramones eram uma banda incrível. Eu os vi muitas vezes ao vivo, enquanto estava crescendo no interior do estado de Nova York […] O jeito de tocar guitarra de Johnny Ramone era como ligar uma serra circular e não desligar mais.

É por isso que acho que Johnny Ramone é um deus do rock.

Johnny Ramone

Um dos membros originais da banda, Johnny faleceu em 15 de setembro de 2004, aos 55 anos de idade, vítima do câncer de próstata.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!