Tico Santa Cruz e Pe Lu

Presentes nos dois últimos grandes movimentos do rock nacional, no começo e no fim dos anos 2000, Tico Santa Cruz e Pe Lu têm feito algumas das melhores reflexões de 2021.

Em um papo altamente construtivo que foi ao ar recentemente no Podcast TMDQA!, eles analisaram o que fez o gênero se desconectar dos jovens e das pautas progressistas.

Sem deixar de reconhecer os próprios erros, falaram sobre a desunião entre as bandas e o desejo de permanecer no “underground” que levou à falta de profissionalismo. Falando justamente das suas críticas ao Emo no passado e a ciência de estava errado por isso, Tico abriu o jogo sobre como esse comportamento é nocivo ao Rock:

Essa percepção ainda é reproduzida por muitos roqueiros. Vale a pena a gente deixar isso bem claro, porque isso é uma posição de várias pessoas que são do Rock e não despertaram pra essa outra forma de olhar. Enquanto não se perceber isso, o estilo continuará caminhando para o distanciamento porque está envelhecendo. Se você não tem a conexão com o garoto de 12 anos — porque eu comecei a ouvir Rock com 12 anos — o que vai acontecer é que com 30 anos você não tem a mesma disposição de frequentar um bar, um pub, um show, e daqui a pouco você tem 40 anos e também não tem mais essa disposição e aí o estilo desaparece, vai ficar só no Spotify ou nas formas de ser ouvido. E o Rock vive do show.

Pe Lu, por sua vez, fala justamente sobre a sua perspectiva em meio a tudo isso e como a banda lidava com ataques homofóbicos “disfarçados” de rock and roll:

A gente recebia muito ataque homofóbico. Isso eu demorei muito tempo pra relacionar, porque na época eu só olhava e pensava, tipo, nenhum de nós era. E isso sempre soava pra gente como uma coisa tão idiota, porque não significava nada. Porque ainda que um de nós fosse homossexual ou a relação da roupa, colocando como se não fosse uma coisa presente no Rock — um cara que às vezes é fã do Guns N’ Roses, do glam rock, do Skid Row, ou até do Nirvana. Toda grande banda, especialmente gringa, a roupa era forma de expressar alguma coisa.

Então a roupa colorida e isso estar relacionado a uma homofobia… nos últimos acontecimentos, com a história do Digão e tal, isso foi mais louco do que na época. Eu olho e falo, ‘Caralho, 2021, e tem uns cara ‘véio’ — ‘véio’ já, tipo 30 anos, 40 anos — falando a mesma coisa que eu ouvia há 10 anos, e é só homofobia e você traveste isso de ‘rock and roll’.

Atualmente, o Detonautas aponta o dedo pra “roqueiros reaças”, e o Restart está sendo redescoberto por muita gente que destilava preconceito e homofobia lá atrás. Enquanto isso, a atitude rock and roll vai sendo incorporada por rappers e cantoras pop, assim como a guitarra — falamos mais sobre isso nesse especial.

Assista aos melhores momentos desse papo no YouTube do TMDQA!, através do vídeo logo abaixo, ou ouça o episódio completo no player ao final dessa matéria.

Procure pelos nossos programas no seu aplicativo de podcasts preferido. São dois programas por semana, entre entrevistas com artistas, documentários, debates sobre discos e filmes clássicos e notícias do entretenimento. Siga para saber quando tiver episódio novo e deixe seu comentário e sugestão no Instagram @podcasttmdqa.

Tico Santa Cruz e Pe Lu no Podcast TMDQA!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!