Detonautas
Foto: Divulgação

A pandemia mexeu criativamente com o Detonautas Roque Clube, uma das grandes bandas da história recente brasileira. Sempre com letras afiadas e guitarras pesadas, o grupo decidiu escancarar uma série de coisas que considera erradas no país.

Desde que passaram a gravar de forma remota, em meados de 2020, o Detonautas lançou músicas bastante diretas, e que deram o que falar. Em faixas como “Micheque”, “Kit Gay” e “Mala Cheia”, eles passam por temas como corrupção, fake news, alienação e exploração religiosa.

Detonautas – “Roqueiro Reaça”

Agora, em primeira mão para o Podcast Tenho Mais Discos Que Amigos!, a banda disponibiliza “Roqueiro Reaça”, em que desafia o próprio estilo e cutuca colegas de profissão. Ouça a música no fim dessa matéria.

Em um trecho, a letra diz “Você parou no tempo e se tornou um boçal / A sua atitude de roqueiro do mal é uma farsa / Espalha preconceito e desinformação / Dá voz a autoritarismo e negação”.

Ao podcast TMDQA!, Tico Santa Cruz explicou que espera dos artistas um posicionamento transgressor.

Essas músicas são crônicas do período que estamos vivendo. São olhares a respeito do negacionismo e da forma como esse governo vem tratando a pandemia. ‘Roqueiro Reaça’, especificamente fala dessa ‘espécie’ do rock nacional que engajou com uma parcela da população que tá completamente alienada da realidade e que vem fazendo discursos pitorescos, como associar o vírus ao comunismo. Nós entendemos que não precisa necessariamente ser de esquerda pra ser roqueiro, mas o rock é um estilo transgressor, e por isso não combina com autoritarismo e fundamentalismo. Alguns roqueiros no Brasil adotaram esse discurso, e tem vários que vão vestir a carapuça.

Podcast TMDQA!

Ouça a declaração completa de Tico Santa Cruz no episódio de hoje do Resumo da semana, no player no fim deste texto. Toda sexta-feira, Tony Aiex e Rafael Teixeira reúnem os principais lançamentos e notícias, sempre com entrevistas exclusivas. Siga no Instagram e nos aplicativos de podcast!

Para ouvir “Roqueiro Reaça”, é só clicar abaixo, no IGTV do podcast.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!