Raissa Fayet
Crédito: Victoria Lins

A cantora e compositora Raissa Fayet se uniu a Ju Strassacapa e Maria Gadú para gravar a faixa “Derrubar o Sistema”, que chegou acompanhada de um clipe disponível no YouTube.

O vídeo, dirigido por Lua Marinho, mistura registros das três artistas no estúdio com imagens que exploram a calmaria de cachoeiras e mares ou denunciam depósitos de lixo nas grandes cidades e a extração de madeira nas florestas.

As cenas foram gravadas no Amazonas, Bahia, Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Recife, Portugal, Indonésia e Estados Unidos.

Politizadas, elas discorrem sobre cura, sagrado da terra e coletividade em uma crítica ao consumo que alimenta um sistema que envenena e mata.

“É um chamado para uma ativação urgente de um novo formato. Um sistema que pensa no bem estar de toda a humanidade. Transformar o formato de monoculturas, de informações falsas e vazias, violência, desigualdade existencial, em um universo plural, representativo, de reflorestamento, manutenção de áreas preservadas, bancos de sementes crioulas, recuperação de nascentes, segurança e soberania alimentar, equilibrando a desigualdade social, um arreuni de muitos povos a favor da vida,” explica Raissa.

Dead Nomads

Dead Nomads
foto: reprodução

A banda paraibana Dead Nomads lançou nas plataformas digitais o lyric video feito para a canção “Going Nowhere”.

A faixa, que tem o apoio da gravadora e agência catarinense Fuck It All Records, traz a sonoridade do garage rock e do grunge com influências de grupos como Mudhoney e Nirvana.

A novidade sucede o lançamento do álbum Demo Years, que saiu em formato físico de CD no ano passado em meio à pandemia da Covid-19. Em breve, o disco também chegará nos formatos digitais.

A Dead Nomads é formada por Marcel Bruno (vocal), Ruben Cacho (guitarra e voz), Degner Queiroz (baixo e voz), Jans Carvalho (guitarra e voz) e Elmon Palmeira (bateria).

Kiabu

Kiabu
foto: divulgação

O duo paulista Kiabu, formado pelo casal Thiago e Thairiny, disponibilizou a música “Rainha Preta (Big Queen Girl)”.

O lançamento sucede a estreia da dupla com o EP Mixtape, que saiu no ano passado. O trabalho carrega influências diversas, como Men I Trust, Baden Powell, Beyoncé, entre outros.

Thairiny também é atriz e participou da série da TV Globo Aruanas (2019), de Estela Renner e Marcos Nisti. Já Thiago foi fundador da banda LAURORA.

Jonas Bustince

Jonas Bustince
foto: Deborah Renosto

O músico e produtor Jonas Bustince lançou nas plataformas de música seu single de estreia, “O Truque de Não Ter Opção”.

A música foi inspirada no livro Quando Tudo se Desfaz, escrito por Pema Chödrön, e chega acompanhada de um clipe filmado e editado durante a quarentena por Deborah Renosto, companheira do artista.

O vídeo mostra diferentes imagens de plantas, árvores e pequenos insetos em suas jornadas pelo jardim na residência do casal. Os registros foram feitos usando apenas um celular.

“Eu escrevi essa letra no inverno do ano passado. A música era parte de um montante de demos que estávamos gravando com a Catavento e essa, especificamente, surgiu de um improviso em que experimentávamos ritmos pouco utilizados na música ocidental,” conta Lucas.

O lançamento faz parte de um projeto contemplado pelo edital FAC RS Digital da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul, que premiou emergencialmente quase dois mil artistas de todas as áreas da cultura do estado.

Incêndio

Incêndio
foto: divulgação

O grupo Incêndio divulgou recentemente nas plataformas de streaming o clipe da música “Novas Sensações”.

O vídeo, que carrega referências diversas como o longa de James Cameron Avatar (2009), rituais com medicinas xamânicas e até mesmo Tiago Iorc, tem a luz negra e a tinta neon como atmosfera da narrativa.

“As projeções são usadas para quebrar o contraste melancólico da peça audiovisual nas partes altas do clipe. A temática do vídeo introduz o relacionamento de um casal de forma artística e visceral, tudo ilustrado apenas com as emoções dos dois, boas e ruins,” afirma a banda.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!