Clipe de Vento, de Rapha Moraes

O músico e cineasta curitibano Rapha Moraes vem divulgando seu mais recente álbum, OA, lançado em 2019. Trata-se de um ambicioso projeto audiovisual, que já recebeu sete videoclipes e um show com projeções, tudo assinado pelo artista.

No último dia 05 de Outubro, foi a vez de conhecermos o clipe de Vento. A produção conta com participação da artista e bailarina Andréa Barbour, que manteve uma conversa constante com o drone, única ferramenta utilizada nas filmagens feitas em dupla. As gravações rolaram nas ruínas de uma antiga hidrelétrica em Poços de Caldas/MG, proporcionando um cenário bucólico e cinematográfico. Segundo Rapha Moraes, a colaboração com a performer foi essencial para a leveza e beleza do filme.

A Andréa veio trazer muita força para o visual do álbum. O trabalho corporal e a sensibilidade que ela tem para absorver as canções e transformá-las em movimentos físicos me inspira nas filmagens.

Produzido por Gustavo Schirmer, o álbum OA apresenta uma sonoridade atmosférica, levada por arranjos cheios de texturas de sintetizadores e dinâmicas musicais. O disco chegou ao mundo pronto para a linguagem audiovisual. As interpretações com danças promovidas pelas músicas sugerem uma maior contemplação para o espectador mergulhar em cada cena.

Essa relação que tenho com a produção de vídeos me faz querer fundir as artes. E no ‘OA’ foi a oportunidade que tive de trabalhar em um outro tempo, com mais respiro para cada paisagem, performance e cena. E é por essa escolha que optei por estar atrás das câmeras e não na frente em todos os clipes, mostrando o meu olhar diante das minhas sensações com as músicas.

Presente na cena musical curitibana desde os anos 2000, Rapha Moraes integrou as bandas Poléxia e Nuvens, e hoje está em seu terceiro álbum solo. O músico promete o lançamento de mais um videoclipe antes de ingressar no ciclo de seu próximo álbum. O trabalho já está sendo produzido e criado durante a pandemia!

Logo abaixo, você pode conferir o vídeo de “Vento”.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!