Red Hot Chili Peppers - Red Hot Chili Peppers (1984)

The Red Hot Chili Peppers. Em 10 de Agosto de 1984, a banda californiana que tornou-se uma das mais importantes do planeta dava os seus primeiros passos com um disco homônimo de estreia.

Acontece que se você acha que o grupo de Anthony Kiedis, Flea e companhia sempre andou ao lado dos elogios e da fama, pode se surpreender quando souber que o primeiro álbum representou um ponto importante para o grupo mas não foi lá muito bem visto.

A revista Rolling Stone, por exemplo, ouviu o disco e deu nota 1/5 ao álbum que mostrava uma mistura de Funk, Punk e Metal e foi produzido pelo lendário Andy Gill, do Gang Of Four.

Continua após o Instagram

https://www.instagram.com/p/CDuApdHlurE/

The Red Hot Chili Peppers

A banda apresentou “Get Up And Jump” como single oficial do álbum e também disponibilizou um clipe para “True Men Don’t Kill Coyotes”, mostrando toda a energia dos seus integrantes.

Nessa época, além de Kiedis e Flea, ainda estavam na banda o guitarrista Jack Sherman e o baterista Cliff Martinez, sendo o único registro do grupo com Jack nas seis cordas.

Essa, inclusive, não era a formação que idealizou o álbum, sendo que tanto o vocalista quanto o baixista da banda disseram em algumas ocasiões que preferem as versões demo das canções do disco, gravadas com o guitarrista Hillel Slovak e o baterista Jack Irons.

Ainda assim, os músicos também reconhecem que o conhecimento técnico de Sherman, bem como suas ligações com o funk, adicionaram elementos que jamais estariam ali com Hillel.

The Red Hot Chili Peppers não conseguiu entrar na Billboard 200, a parada de discos mais importante da indústria norte-americana, mas suas canções foram tocadas em rádios universitárias do país e isso fez com que a construção da narrativa envolvendo a banda tivesse início.

Todo o lance de mostrar jovens cheios de energia diretamente da Califórnia, misturando diversos elementos que no começo pareciam uma grande confusão, fez com que os próximos lançamentos fossem sendo lapidados e o RHCP encontrasse sua sonoridade ao longo do tempo, como sabemos tão bem hoje em dia.

Nos anos seguintes, a banda lançaria Freaky Styley (1985), The Uplift Mofo Party Plan (1987) e finalmente emplacaria seus primeiros grandes hits com Mother’s Milk (1989), que antecipou o sensacional Blood Sugar Sex Magik (1991).

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!