Carnaval de São Paulo em 2019
Foto via Wikimedia Commons

Carnaval 2021 está oficialmente adiado na cidade de São Paulo, afirma o R7.

De acordo com a reportagem, a Prefeitura da capital paulista resolveu postergar indefinidamente a realização dos blocos de rua e dos desfiles de escolas de samba; estes últimos, no entanto, podem acontecer em Maio ou Julho de acordo com sugestão da Liga das Escolas de Samba de São Paulo.

O G1 ainda lembra que alguns dias atrás o governador João Doria já havia afirmado que “não há nada a celebrar, não há nada a comemorar” em meio à “maior tragédia da história desse país em qualquer tempo”, além de pedir “muita atenção àqueles que diante de um quadro como esse ainda querem fazer festividades de Ano Novo ou de Carnaval”.

A iniciativa pelo adiamento, no entanto, foi da Liga de São Paulo, por meio do presidente Sidnei Carriuolo. Ele levou os resultados de uma reunião com os representantes das escolas de samba do Grupo Especial e de Acesso à Prefeitura. Questionado pelo G1, ele garantiu que “Carnaval nos mesmos moldes de costume é impossível” e que a Liga já pensa em adaptações mesmo para as novas datas.

Fontes dão conta de que isso poderá causar um prejuízo nos cofres paulistas, já que no ano de 2020 houve um gasto de R$36,6 milhões com retorno financeiro de R$2,3 bilhões para a cidade graças aos 15 milhões de presentes nos 600 blocos que tomaram as ruas de SP.

O Réveillon de 2020 também já foi cancelado na capital.

Adiamento do Carnaval

Como te contamos por aqui, a tendência é que a decisão seja a mesma para outros grandes centros carnavalescos no Brasil.

No Rio de Janeiro, fala-se na realização do evento apenas com uma vacina efetiva sendo disponibilizada ao público.

Até agora, cinco das Escolas de Samba do Grupo Especial carioca — Beija-Flor, Vila Isabel, Imperatriz, Grande Rio e São Clemente — já declararam como “inviável” a realização dos desfiles sem a vacina, inclusive descartando adiamento caso ela ainda não esteja disponível na época em questão, que deveria também ser entre Maio e Julho.

O prefeito de Salvador, ACM Neto, havia falado à CNN Brasil sobre uma ideia de adiar de forma conjunta o Carnaval 2021 de São Paulo, Rio de Janeiro e “outras grandes que recebem a festa caso a pandemia do novo Coronavírus ainda impacte a livre circulação de pessoas nas ruas”.

Parece que SP deu o primeiro passo, e resta ficar de olho para ver o que as outras cidades farão nas próximas semanas.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!