Ennio Morricone
Foto: Reprodução/YouTube

Morreu em Roma nesta segunda-feira, dia 6, o compositor italiano Ennio Morricone, aos 91 anos de idade, criador das trilhas de filmes como Os Oito Odiados e Bastardos Inglórios.

Segundo comunicado enviado à imprensa italiana pelo advogado do músico, também em nome de sua família, ele estava lúcido “e mostrou dignidade até seu momento final”.

A causa da morte foi uma fratura no fêmur que o deixou hospitalizado por algum tempo.

Ennio Morricone

Ennio Morricone compôs e fez os arranjos para mais de 500 produções do cinema e da televisão, incluindo o filme Os Oito Odiados, de Quentin Tarantino, pelo qual ganhou o Oscar em 2016. Do mesmo diretor, ele também trabalhou na trilha de Bastardos Inglórios, em 2009.

Já do diretor Sergio Leone, Morricone trabalhou na produção dos longas Por um Punhado de Dólares (1964), Por uns Dólares a Mais (1965), Era uma Vez no Oeste (1968) e Era uma Vez na América (1984).

“The Ecstasy Of Gold”, também de autoria de Ennio Morricone, costuma ser tocada na abertura dos shows do Metallica e está presente no disco S&M, lançado pelos caras lá em 1999.

Além disso, ele é citado como influência por bandas e artistas dos mais distintos, incluindo nomes como Radiohead (que o celebrou em OK Computer), Muse, Dire Straits, Gnarls Barkley (no mega hit “Crazy”) e mais.

Em 1970, ele lançou um disco em parceria com o brasileiro Chico Buarque chamado Per Un Pugno Di Samba e você pode ouvi-lo na sequência.

Que descanse em paz.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!