Woodstock 1969

Se um grupo de arqueólogos resolvesse se reunir no campo onde ocorreu a histórica edição de 1969 do Woodstock, você provavelmente esperaria que eles fossem descobrir algum item maluco pertencente à época, não é mesmo?

Mas não foi por esse objetivo que o grupo da Binghamton University visitou o local. A missão dos arqueólogos foi de mapear o exato local onde Jimi Hendrix, The Who, Creedence Clearwater Revival, Janis Joplin e muitos outros músicos lendários se apresentaram há 49 anos.

A história foi documentada pela Billboard, que conversou com os membros da equipe para entender um pouco sobre como ocorreu o processo de análise dos arqueólogos.

“O objetivo dessa investigação é determinar o espaço do palco”, disse o diretor do projeto Josh Anderson enquanto examinava um buraco que indicava a existência de uma cerca que dividia o público do palco. “Nós podemos usar isso como um ponto de referência”, comentou. “As pessoas podem ficar em pé aqui, olhar para a colina e dizer, ‘Oh, é aqui que os artistas estavam. O Jimi Hendrix ficou em pé aqui e tocou sua guitarra às 8:30 da manhã”.

Embora existam diversos registros da época, a equipe ressaltou que não se pode confiar plenamente nas fotografias aéreas tiradas do evento. Ao longo da análise, os arqueólogos encontraram o local onde uma cerca de corrente se ligava com a “cerca da paz” que dividia o público do palco.

Desse modo, a equipe pode combinar o achado com fotos de shows para encontrar o local específico no campo. Então, eles conseguem estimar qual teria sido o tamanho original do palco do evento.

“Parte disso é ciência, parte é adivinhação”, disse o arqueólogo Paul Brown. “Você espera estar com sorte”.

Os artefatos encontrados no meio da busca serão analisados e mapeados por sua profundidade e local. Alguns deles são úteis para tentar adivinhar o nível da superfície na época dos shows.

A equipe também revelou que pretende trabalhar com oficiais do museu da Bethel Woods para estudar a possibilidade de restaurar partes das áreas do palco original, tendo em vista que o local é importantíssimo para a história da música. No entanto, qualquer mudança no campo será avaliada cuidadosamente pelo museu para não correr o risco de danificar o patrimônio.

Você pode conferir algumas fotos da expedição da equipe logo abaixo.

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2155800247981049.1073741833.1482765298617884&type=3

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!