US Festival da Apple em 1982
Reprodução/YouTube

O ano era 1982 e inovações tecnológicas estavam no centro das prioridades da Apple, mas o cofundador Steve Wozniak quis ir além.

Inspirado no lendário Woodstock, ele idealizou o US Festival — pronunciado “us”, que se traduz como o pronome “nós” — cuja proposta era trazer “alguns milhares de amigos” e promover a criação de uma sociedade “mais baseada em comunidade” através da união entre música e tecnologia.

Conforme conta o Songfacts, foram mais de 200 mil pessoas através dos três dias que reuniram atrações como Fleetwood MacThe PoliceRamonesSantanaTom Petty & the Heartbreakers, The CarsTalking HeadsThe B-52s Grateful Dead sob um calor absurdo — fala-se em cerca de 43 graus em meio ao cenário em San Bernardino, na Califórnia.

Os relatos dizem também que tudo funcionava de forma a tornar o ambiente mais agradável: os preços para consumo de comidas e bebidas eram justos, o palco era gigantesco, tendas com ar condicionado e até locais para as pessoas nadarem eram algumas das opções.

É claro que nem tudo correu totalmente bem, já que tivemos 36 pessoas sendo presas durante o festival e houve um grande problema com a poeira que se levantava por conta do fato da região ser um deserto. Ainda assim, nem se compara por exemplo ao caótico Woodstock de 1999.

Continua após o vídeo

US Festival de 1982

A parte de tecnologia veio forte com uma espécie de feira onde foram expostas diversas novidades do mercado: computadores, video games, obras de ficção científica e até uma série de fliperamas jogáveis estavam disponíveis por lá.

Os shows, em especial os de Grateful Dead e Fleetwood Mac, ficaram marcados na história como apresentações memoráveis. O Fleetwood, aliás, foi a última banda a se apresentar e levou o público à loucura (como você pode ver pelo vídeo acima).

O festival chegou a acontecer novamente em 1983, com uma escalação de quatro dias dividida por gêneros: New Wave (INXSThe ClashOingo BoingoA Flock of Seagulls e mais), Rock (U2The PretendersStevie NicksDavid Bowie e mais), Heavy Metal (Ozzy OsbourneVan HalenScorpions, Judas Priest e mais) e Country (Hank Williams Jr.AlabamaRiders in the SkyWillie Nelson e mais).

No entanto, depois daquele ano, o US Festival foi descontinuado e o destino de todas as gigantescas estruturas — pagas pelo próprio Wozniak — é até hoje um pouco incerto. Alguns falam que foi tudo reaproveitado na Disneyland de Anaheim, da Califórnia, mas isso não foi provado.

Você pode relembrar esse evento histórico com alguns vídeos da edição de 82 a seguir.

https://www.youtube.com/watch?v=smnHPXSKE4w

https://www.youtube.com/watch?v=SOwCvF9o8sM

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!