Hedy Lamarr foi uma atriz que nasceu em 1914 na Áustria e tornou-se um dos grandes nomes de Hollywood entre o final dos anos 30 e os anos 50.

A moça chegou a ser chamada de “A Mulher Mais Linda do Mundo” e era vista como ícone da época, principalmente durante a Segunda Guerra Mundial, quando soldados votaram em Hedy como “a atriz ou pinup mais desejada” entre todas elas.

Foi também durante a Segunda Guerra que Lamarr resolveu entrar em uma área bastante distinta da atuação: a de inventora.

Ela se juntou ao compositor de música eletrônica George Antheil para trabalhar em tecnologias que facilitassem a transmissão de dados em tempos de guerra sem que adversários pudessem interceptá-los ou até mesmo bloqueá-los.

Durante suas pesquisas, a dupla desenvolveu as tecnologias de “Spread Spectrum” (ou espalhamento espectral) e “frequency hopping”.

A marinha dos Estados Unidos passou a utilizar as técnicas a partir dos anos 60 e, de forma notável, elas foram usadas como base para o desenvolvimento de pilares da comunicação digital hoje em dia: o Wi-Fi e o Bluetooth.

Hoje Hedy Lamarr, que morreu em 2000 por problemas no coração, estaria completando 101 anos de idade se estivesse viva. O Google prestou uma homenagem a ela com o “Doodle”, figura/vídeo que aparece na home do site de busca em datas especiais.

 

 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!