Green Day toca no Reading Festival 2012
(Marc Sethi/Reading Festival 2012)

Green Day não cumpriu sua promessa por inteiro, mas fez um show surpresa no Reading Festival 2012 no último sábado, dia 25 de agosto. A banda apresentou um set de uma hora e não foi como prometido pois só tocaram 5 músicas do Dookie.

“Welcome To Paradise”, “Burnout”, “Longview”, “Basket Case” e “She” se juntaram à “Murder City”, “Stay The Night”, “Oh Love”, “Hitchin’ A Ride”, “Letterbomb”, “Brain Stew”, “St Jimmy”, “American Idiot” e “Minority” no setlist.

Sem muitas informações se o show realmente aconteceria, o público só soube 45 minutos antes do seu início através do Twitter de Billie Joe. “Green Day – READING FESTIVAL CONFIRMADO!! No palco em 45 minutos! Na tenda NME/RADIO 1!! Estejam lá!”, escreveu o músico. E por conta da grande procura pelo show, a organização do festival teve que fechar o espaço e as pessoas que não conseguiram entrar puderam assistir a banda nos telões do palco principal do evento.

Dois dias antes dessa apresentação, o Green Day fez seu primeiro show no Reino Unido em quase dois anos se apresentando no O2 Shepherds Bush Empire em Londres. Nesse show, a banda tocou seis músicas dos próximos discos a serem lançados, incluindo a música tributo a Amy Winehouse chamada “Amy”.

No início do show, o baterista Tré Cool foi ao microfone e pediu desculpas ao público e disse que Billie Joe estava com uma laringite. Após isso, ele tocou a canção “All By Mylself” enquanto Billie subia ao palco e começava a tocar bateria. Ao final, os dois trocaram de lugar e começaram a tocar “Welcome to Paradise”.

A apresentação teve duas horas de duração e o setlist teve as novas canções “Stay The Night”, “Stop When The Red Light (I’ll Make You Surrender)”, “Nuclear Family” e “99 Revolutions”, além da já citada “Amy”.

Outra surpresa no setlist foi medley de covers: “Shout” do The Isley Brothers, “We Are Young” do Fun., “Stand By Me” de Ben E King, “Teenage Kick” do The Undertones e “Hey Jude” do The Beatles.

Abaixo você confere vídeos da apresentação da banda no Reading Festival 2012: