Marisa Abela, Angelina Jolie e Jaafar Jackson

As cinebiografias se consolidaram de vez como um subgênero do cinema, com sua própria linguagem e estilo. Mas, ao longo dos últimos anos, alguns lançamentos têm recebido pouco apreço dos fãs e dos críticos. Agora, uma nova leva de filmes busca trazer de volta o brilho desse filão – cheio de potencial financeiro – do cinema.

Não é difícil entender o porquê: a música mexe com as pessoas. E as cinebiografias oferecem um olhar microscópico sobre os dramas existenciais daqueles que admiramos, mostrando como suas vidas imperfeitas e traumáticas os levaram a brilhar sobre os palcos. E, muitas vezes, como esse brilho não foi o suficiente para fazê-los felizes.

Cinebiografias musicais: uma jornada através da história da música

As cinebiografias de grandes nomes da música surgiram como um subgênero cinematográfico no início do século XX, com filmes como The Story of the Kelly Gang (1906) sobre o famoso fora da lei australiano Ned Kelly, que também era músico. A partir daí, o gênero se popularizou, especialmente nas décadas de 1940 e 1950, com filmes como A Song to Remember (1945) sobre Frédéric Chopin e The Jolson Story (1946) sobre Al Jolson.

Ao longo dos anos, as cinebiografias musicais evoluíram consideravelmente, tanto em termos de estilo quanto de conteúdo. No início, os filmes eram mais biográficos, focando na vida e na carreira do músico em ordem cronológica. 

Nas últimas décadas, as cinebiografias musicais se tornaram mais realistas e complexas, explorando os lados obscuros da vida dos artistas, como vícios em drogas e problemas de saúde mental. Filmes como Ray (2004), sobre Ray Charles, e Johnny & June (2005), sobre Johnny Cash e June Carter, são exemplos dessa tendência.

Atualmente, as cinebiografias musicais continuam a ser populares, com filmes como Bohemian Rhapsody (2018) sobre o Queen e Rocketman (2019) sobre Elton John batendo recordes de bilheteria. O gênero continua a se diversificar, com filmes como Respect (2021) sobre Aretha Franklin e Elvis (2022) de Baz Luhrmann explorando novas formas de contar histórias musicais.

Por que é tão difícil acertar uma cinebiografia musical?

Os desafios são muitos. Começam com a obtenção dos direitos das músicas, o que muitas vezes traz para dentro da produção membros da família que controla o espólio – ou, no caso de artistas ainda vivos, os próprios. Difícil não ficar chapa branca desse jeito!

As dificuldades passam ainda por encontrar os atores adequados para uma performance complexa, além do equilíbrio entre realidade e uma narrativa cinematográfica envolvente. 

Ainda assim, as cinebiografias musicais são uma forma importante de preservar a história da música e de celebrar a vida e a obra de grandes artistas. E, claro, elas podem render muito nas bilheterias.

Abaixo, você confere algumas das mais aguardadas para os próximos três anos!

10 cinebiografias sobre música que estão em produção

Back to Black: Marisa Abela como Amy Winehouse

Previsão de lançamento: 16/05/2024

A atriz Marisa Abela dá vida à cantora Amy Winehouse em Back to Black. O filme irá explorar a vida breve e intensa de Amy, marcada pelo sucesso do álbum que dá nome ao filme, vícios e sua morte precoce aos 27 anos. 

O objetivo foi contar a história de Winehouse a partir de sua própria visão, sem torná-la uma vítima das drogas, dos pais ou dos namorados. Quem conta essa história são Matt Greenhalgh e Sam Taylor-Johnson, respectivamente o roteirista e a diretora que também fizeram O Garoto de Liverpool, filme que narra o início da carreira de John Lennon.

Maria: Angelina Jolie como Maria Callas

Previsão de lançamento: 2024

A premiada atriz Angelina Jolie se transforma na lendária soprano Maria Callas em Maria. A cinebiografia explorará a vida pessoal e profissional da diva da ópera, desde sua infância humilde até a consagração nos palcos mais prestigiados do mundo. 

O filme promete revelar os dramas e romances turbulentos da artista, como seu relacionamento com o magnata grego Aristóteles Onassis. A direção de Pablo Larraín parece promissora, já que o chileno se debruça sobre histórias reais – desde Spencer e Jackie, sobre duas grandes mulheres casadas com homens poderosos, até Augusto Pinochet, que foi retratado como um vampiro de 250 anos em El Conde. Ninguém disse que história real precisa ser realista…

Michael: Jaafar Jackson como Michael Jackson

Previsão de lançamento: Abril de 2025

Michael Jackson e Jaafar Jackson
Crédito: Wikimedia Commons | Kevin Mazur/Divulgação

O sobrinho do Rei do Pop, Jaafar Jackson, assume o papel principal em Michael. A cinebiografia mergulhará na ascensão meteórica de Michael Jackson, desde seus primeiros passos no Jackson 5 até se tornar um ícone global.

O filme abordará seus maiores sucessos, como “Thriller” e “Billie Jean”, mas também os desafios e controvérsias que marcaram sua vida, como as acusações de abuso sexual.

Porém, não espere muitos detalhes. Dan Reed, diretor da série documental Leaving Neverland, disse que leu o roteiro e que a forma como lidam com o assunto é no mínimo ingênua. 

No entanto, os nomes envolvidos, como o diretor Antoine Fuqua e o indicado ao Oscar Colman Domingo, além da própria semelhança física de Jaafar com Michael, chamam atenção para o projeto. 

A Complete Unknown: Timothée Chalamet como Bob Dylan

Previsão de lançamento: 2025

Timotheé Chalamet e Bob Dylan
Crédito: Vogue Taiwan/Divulgação | Rowland Scherman, Domínio público, via Wikimedia Commons

O jovem astro Timothée Chalamet se junta ao diretor James Mangold para dar vida ao icônico músico Bob Dylan em A Complete Unknown. A cinebiografia irá focar em um período crucial da carreira de Dylan, quando ele abandonou o folk acústico pela guitarra elétrica, desafiando expectativas e revolucionando a música. 

O filme irá recriar momentos marcantes como o Festival de Newport de 1965, onde Dylan foi vaiado pelo público.

Vale lembrar que Mangold é o homem por trás de Johnny & June, um dos filmes mais marcantes do gênero das cinebiografias.

Born to Run: Jeremy Allen White como Bruce Springsteen

Previsão de lançamento: 2026

Jeremy Allen White e Bruce Springsteen
Fotos via Shutterstock

O ator Jeremy Allen White deve viver o ícone do rock Bruce Springsteen em Born to Run, como te contamos recentemente. A cinebiografia irá traçar a trajetória do Boss desde sua infância em Nova Jersey até se tornar um dos maiores nomes do rock americano. 

Ainda não se sabe quase nada sobre o projeto, mas caso Allen White assuma mesmo o papel, as filmagens devem aguardar pelo menos a conclusão da terceira e quarta temporadas da série The Bear, que o ator estrela atualmente.

Os 4 filmes dos Beatles

Previsão de lançamento: 2027

Beatles e Sam Mendes
Crédito: Domínio público | Frankie Fouganthin, via Wikimedia Commons

Prepare-se para reviver a história da banda mais famosa do mundo em uma série de quatro filmes. Cada longa irá abordar um período específico da carreira dos Beatles, desde a formação em Liverpool até a separação em 1970. 

O primeiro filme irá focar nos primeiros anos da banda, na Beatlemania e na conquista dos Estados Unidos. Quem está por trás das lentes é Sam Mendes, diretor oscarizado que já informou que cada longa contará a história pela visão de um dos integrantes. Todos os filmes serão lançados em 2027.

Beautiful: Daisy Edgar-Jones como Carole King

Previsão de lançamento: Não disponível

Carole King e Daisy Edgar Jones
Crédito: Domínio público | Patrick L., via Wikimedia Commons

Daisy Edgar-Jones interpreta a lendária compositora Carole King em Beautiful. A cinebiografia irá traçar a trajetória de Carole desde seus primeiros passos na indústria musical, compondo para outros artistas, até o sucesso estrondoso com seu álbum Tapestry

O filme promete mostrar o processo criativo de Carole e a importância de suas canções para o movimento feminista da década de 1970. O longa segue a trajetória de sucesso do musical da Broadway de mesmo nome, que já levou para os palcos as canções de Carole King de forma narrativa.

Tom Holland como Fred Astaire

Previsão de lançamento: Não disponível

Fred Astaire e Tom Holland
Crédito: Domínio público | Gage Skidmore, via Wikimedia Commons

Esse Homem Aranha está diferente! Tom Holland quer produzir e deve estrelar um filme sobre o dançarino Fred Astaire. A cinebiografia irá explorar a vida e a carreira de um dos maiores ícones da era de ouro do cinema. 

O filme promete recriar os números musicais mais famosos de Astaire, como Cheek to Cheek e Dancing in the Dark, mas o foco será na carreira de Fred com sua irmã Adele – antes de ela se casar e ele se mudar para Hollywood.

Quem viu Holland no Lip Sync Battle, lembra que o moço sabe dançar. Agora é só esperar pra ver se o filme sai do papel…

Unforgettable: Colman Domingo como Nat King Cole

Previsão de lançamento: Não disponível

Nat King Cole e Colman Domingo
Crédito: Domínio público | Daniel Norton via Wikimedia Commons

Colman Domingo vive o auge de uma carreira muitas vezes subestimada! Agora, o ator está envolvido em múltiplos projetos. Além de ter sido indicado ao Oscar este ano pelo papel principal de Rustin e de fazer o pai de Michael Jackson em Michael, ele irá interpretar o cantor Nat King Cole em Unforgettable

A cinebiografia irá abordar a ascensão de Cole como um dos maiores nomes do jazz, enfrentando o racismo e as barreiras da época. O filme promete mostrar a luta de Cole por reconhecimento e igualdade na indústria musical. Para completar, Colman Domingo irá dirigir o filme.

Linda and the Mockingbirds: Selena Gomez como Linda Ronstadt

Previsão de lançamento: Não disponível

Linda Ronstadt e Selena Gomez
Créditos: Domínio público | Joella Marano via Wikimedia Commons

Selena Gomez irá interpretar a lendária cantora Linda Ronstadt em Linda and the Mockingbirds. A cinebiografia irá explorar a vida e a carreira de Linda, uma das maiores vozes da música americana, com sucessos como “You’re No Good” e “Blue Bayou”

O filme promete mostrar a influência de Linda no country, rock, folk e música latina pela ótica do diretor David O. Russell.

Selena está num momento quente de sua carreira como atriz. Ela está no elenco principal da série Only Murders in the Building, do Star+, ao lado de Steve Martin e Martin Short

 

E aí, alguma dessas biografias cinematográficas te deixou instigado a conferir o resultado? Uma coisa é certa: não vai faltar música nos cinemas nos próximos anos!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!