Dando continuidade as listas de melhores álbuns do ano segundo a equipe do Tenho Mais Discos Que Amigos, eis aqui a de Thiago Kerzer, colaborador do site.

Aproveite para conhecer esses ótimos lançamentos:

01 – Nine Inch Nails – “Pretty Hate Machine (Remaster)

NIN - Pretty Hate Machine

Trent Reznor disse que o NIN acabou. Deixou milhares de fans, que sabem que ele é um workaholic, com cara de incrédulos. Na verdade, todos esperam o NIN voltar a qualquer momento. Enquanto isso não rola, Trent relança seu primeiro álbum, “Pretty Hate Machine” de 1989 em uma versão 2010 remasterizada, com nova arte gráfica e impressionantemente atual.

02 – Loreena McKennitt – “The Wind That Shakes The Barley

Loreena McKennitt - The Wind That Shakes The Barley

Loreena McKennitt é uma das cantoras e multi-instrumentistas mais importantes do Canadá e, quem sabe, do mundo. A riqueza musical de seu trabalho é demonstrado em cada uma das faixas de seus álbuns, tanto as autorais, quanto as re-leituras. Como pesquisadora musical incansável, Loreena traz para sua música uma grande variedade de instrumentos e influências que tornam sua arte única e especial.  Nesse álbum de 2010, Loreena retorna a suas raízes musicais gravando apenas canções celtas, e faz isso de uma forma magnífica.

03 – Brandon Flowers – “Flamingo

brandon-flowers-flamingo

Já demonstrando todo o seu potencial no The Killers, Brandon nunca me despertou dúvida com relação à qualidade de suas composições. Em seu primeiro trabalho solo (espero que primeiro de muitos), Brandon construiu músicas melódicas de estrutura instrumental permeada de texturas e instrumentos. Parece muito rock britânico o que ele faz, mas o seu toque especial está em cada linha vocal. Ouça “Crossfire“, primeiro single do álbum, e tente não gostar.

04 – Lenine – “Lenine.Doc Trilhas

Lenine - Trilhas

Morar no Brasil e não conhecer a obra do Lenine é como estar faminto diante de uma mesa cheia de comida e não comer. Não entendeu? O que eu quero dizer é que há muita gente fora do nosso país se estapeando pra assistir um show dele. Em comparação, já assisti a dois shows GRATUITOS dele em minha cidade onde o público foi bem resumido. É lamentável o grande público não ser completamente fanático por esse excelente músico, cantor e letrista. Suas composições são maravilhosas. Esse álbum é composto de músicas que foram feitas especialmente para fazer parte de trilhas sonoras. Cada faixa é mais um presente que Lenine nos dá. Não perca tempo, ouça e procure entender sua arte!

05 – Rob Zombie – “Hellbilly Deluxe II

Rob-Zombie-Hellbilly-Deluxe-2

Zombie funcionou muito bem ao lado de John 5, guitarrista proveniente do Marilyn Manson. Todos os álbuns do Rob Zombie são muito bons. Esse, aparentemente, é o que possui a menor dosagem industrial. Compare o clima de “Hellbilly Deluxe” de 1998 com essa continuação e você irá entender. Mas aqui há riffs pesados e legais demais, além das letras e das interpretações de Zombie. Esse álbum é daqueles que você aperta o play na primeira música e quando se assusta, já acabou. Além disso, o encarte é muito foda.

06 – Jónsi – “Go

Jonsi-Go

A voz do Sigur Rós lançou um álbum complexo e bonito para todos os apreciadores da música mais suave e com grande teor melódico. Não há peso de guitarras aqui, só pianos e sintetizadores muito bem construídos, assim como bateria (as vezes acústica, as vezes eletrônica) e camadas e camadas de melodias vocais de Jónsi. Trabalho de mestre muito indicado para todos que gostam de bandas como Coldplay e a própria Sigur Rós.

07 – Ihsahn – “After

Ihsahn - After

Ihsahn é um guitarrista e vocalista da Noruega que é mais conhecido pelo seu trabalho em um dos maiores nomes do Black Metal mundial, a banda Emperor. Se dedicando ao  eu trabalho solo, ele soa complexo e virtuoso e, como sempre, genial. Seus riffs de guitarra passeiam pelo prog metal e pelo death e black metal além de tudo ser banhado pela sua voz característica. Um álbum interessantíssimo e que deve ser bem ouvido e re-ouvido antes de conclusões precipitadas! Ihsahn também canta com vocais melódicos no álbum, sendo um ponto forte do disco e aproximando seu estilo um pouco do que a banda Opeth faz. Fique atento também aos solos de saxofone em meio aos blast beats da bateria, algo inusitado e que deu certo!

08 – Behemoth – “Evangelia Heretika

Behemoth-Evangelia-Heretika

Nergal e CIA foram extremamente elogiados com seu último álbum de estúdio, o ótimo “Evangelion” de 2009. Agora, essa box que contém dois DVDs e um CD foi lançada para consolidar o momento da banda. Apesar de ter sido diagnosticado com leucemia esse ano, Nergal não freiou as atividades para o lançamento desse material. Aqui ouvimos quanto poder pode ter uma banda extrema ao vivo. Tudo o que está nos álbuns de estúdio está aqui de forma agressiva, rápida e técnica. Além disso tudo, o feeling que cada música passa é incrível. Material indispensável para qualquer fan de música pesada.

09 – Opeth “In Live Concert at the Royal Albert Hall”

opeth-In Live Concert at the Royal Albert HallTambém o Opeth lançou uma box com material ao vivo. Na verdade, a do Opeth foi lançada antes da do Behemoth, citada logo acima. Aqui a banda de Mikael Åkerfeldt dá aos fans toda a sua qualidade em um álbum triplo com mais dois DVDs que contém toda a apresentação. No primeiro CD, a banda executa o seu clássico álbum “Blackwater Park” de 2001 na íntegra e, com destreza única deixa a platéia boquiaberta. Nos outros dois CDs, músicas de seus outros álbuns contendo longa duração em uma mistura de Death Metal e Rock Progressivo que criou um estilo hoje muito copiado e seguido por várias outras bandas.

10 – Grinderman – “Grinderman 2

Grinderman - Grinderman 2

Nick Cave é um cara para se respeitar. Como se não bastasse sua carreira solo ele resolve lançar um projeto paralelo. Voltado para o rock experimental e sujo, “Grinderman 2” é puro feeling em letras interessantes e uma interpretação vocal de Cave que já vale o material. A edição especial do Vinil vem com o CD, um pôster gigante e um encarte que pequeno também não tem nada.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!