French Dispatch
Foto: Reprodução/YouTube

O primeiro trailer de The French Dispatch, do diretor e roteirista Wes Anderson, está no mundo. Também chamado The French Dispatch of the Liberty, Kansas Evening Sun, o longa mostra um vislumbre da vida dentro e ao redor de um jornal.

Descrito como “uma carta de amor para jornalistas situada em um posto avançado de um jornal americano em uma cidade fictícia da França do século 20”, The French Dispatch tem previsão de lançamento para julho desse ano.

Centrado em três histórias, o enredo gira em torno das obras da revista semanal de contos, o The French Dispatch, localizado em uma cidade francesa, a fictícia Ennui-sur-Blasé.

Referência ao The New Yorker

Pôster de The French Dispatch

O filme também é inspirado no amor de Wes Anderson pela revista The New Yorker. Algumas características são baseadas em âmbitos reais da revista, como as três crônicas que são narradas.

A primeira fala sobre os protestos de ocupação de estudantes em maio de 1968. A referência a esse fato tem base no artigo de duas partes de Mavis Gallant, intitulado “Os eventos de maio: um caderno de Paris“.

Outro enredo envolve Julien Cadazio, interpretado por Adrien Brody, e tem inspiração na reportagem especial de seis partes do The New Yorker que fala sobre o negociante de arte Lord Duveen, também intitulado “Os Dias de Duveen”.

Inspiração ou homenagem?

O diretor estadunidense é devoto da The New Yorker desde sua adolescência, e acumula uma coleção de volumes da revista, especialmente as dos anos 1940.

Em entrevista para o Charente Libre, Wes Anderson fala sobre uma referência explícita, de trazer a narrativa sobre a revista fictícia, no qual foi criada no meio do século passado.

A história é sobre um jornalista americano [Bill Murray] com sede na França que cria sua revista. É mais um retrato desse homem, desse jornalista que luta para escrever o que quer. Não é um filme sobre liberdade de imprensa, mas quando você fala sobre repórteres, também fala sobre o que está acontecendo no mundo real.

Com isso, pode-se concluir que a conexão entre The French Dispatch The New Yorker vá além de uma inspiração, e sim uma homenagem.

Elenco

O filme é estrelado por Tilda Swinton, Frances McDormand, Jeffrey Wright, Benicio del Toro, Owen Wilson, Léa Seydoux e Timothée Chalamet. Outra parte do elenco conta com grandes nomes como Kate Winslet, Christoph Waltz, Saoirse Ronan, Jason Schwartzman e Willem Dafoe.

Você pode conferir o trailer abaixo:

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!