Xuxa em SP-10
Foto por Stephanie Hahne

Talvez você tenha acessado o TMDQA! hoje e achou estranho ver uma matéria sobre a Xuxa por aqui. E se te contarmos que estivemos em um show da Rainha dos Baixinhos?

No último dia 17 de Agosto, a cantora infantil mais famosa do Brasil — e talvez da América Latina — se apresentou no Credicard Hall, em São Paulo, para celebrar a carreira e os mais de 30 anos do Xou da Xuxa (1986-1992). Pois é, depois de todo esse tempo, a apresentadora continua fazendo uma turnê aqui e ali, sempre com shows lotados.

Vou te contar, leitor(a), que eu não sabia muito bem o que esperar da noite. O legado da cantora é inegável, claro, mas também é certo que seu público de baixinhos hoje é bem grandinho. Com o passar dos anos, inclusive, Xuxa virou até ícone LGBTQ+, com suas músicas tocando a torto e a direito em baladas voltadas para o público noite afora. Como transmitir então esse catálogo em pleno 2019?

Continua após a foto

Foto por Stephanie Hahne

A solução não foi difícil de encontrar. Sem abrir mão de sua essência infantil e até inocente, a cantora levou cenários e figurinos clássicos ao palco, além de suas fieis escudeiras, as Paquitas. Sim, teve Xuxa saindo da nave para chegar ao show e o famoso microfone de pom-pom que toda criança desejou. Consequentemente, milhares de adultos se debulhavam em lágrimas na plateia.

A Xuxa de 56 anos

A cantora não só deixou claro que envelheceu e muito bem, como também se mostrou totalmente consciente de sua realidade e posição no entretenimento.

Além da ambientação alá anos 80 e toda a parafernália de criança, Xuxa também usou seu show para mostrar sua evolução enquanto mulher moderna e adulta. A performance teve espaço para suas fases pós-Xuxa só para Baixinhos, com programas e músicas voltados para um público mais velho, aquele que cresceu com ela. Mas os momentos de maior destaque foram os seus discursos.

Se mostrando atenta aos problemas sociais no Brasil, a artista pediu por mais conscientização em torno do povo indígena e, sutilmente, criticou o governo Bolsonaro ao dizer que “a coisa não está boa”.

Em um momento mais pessoal, Xuxa chegou a defender a filha de 21 anos, Sasha, de críticas por suas ações sociais. Logo em seguida, brincou consigo mesma e seu fiel playback enquanto conversava com seu público:

Eu estou fazendo isso pela alegria, pela felicidade de vocês. Todo mundo sabe desde sempre que eu não canto absolutamente nada — então estou aqui para celebrar. Obrigada por estarem aqui comigo.

É interessante ver esse fenômeno acontecendo e, principalmente, as várias formas com as quais a nostalgia consegue afetar o emocional humano. Posso estar errada, mas acredito que a maioria do público ali presente não escuta, de fato, músicas infantis na vida adulta. E mesmo assim, todos esses anos depois, a emoção continua ali, e o brilho no olho também — até as coreografias.

Vida longa à Xuxa!

Confira o setlist da apresentação clicando aqui.

Galeria de fotos

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!