Casal do Woodstock, foto por Burk Uzzle
Foto por Burk Uzzle (arquivo)

2019 é um baita ano para o Woodstock, já que a edição original do festival histórico completa 50 anos. Dentre polêmicas e tributos, uma história muito específica do evento chama atenção — e aquece o coração também!

Em 1970, pouco menos de um ano após o festival, a Atlantic Records lançou um disco triplo contendo diversas performances ao vivo que passaram pelo evento. No álbum estão faixas de artistas como Joan Baez, Crosby, Stills & Nash, Santana, The Who, Joe Cocker, Jefferson Airplane, Jimi Hendrix e muitos outros.

A capa do trabalho chama atenção, já que exibe um casal abraçado e envolto por um cobertor imundo no local do festival. E aí que vem a parte legal: você acredita que esses pombinhos estão juntos até hoje? Pois é!

Nick e Bobbi Ercoline eram apenas jovens namorados quando, no dia 17 de Agosto de 1969, decidiram embarcar na aventura que tomou conta de Bethel, em Nova York. De acordo com a Smithsonian Mag, a dupla nem tinha planos de ir ao evento, mas ao ouvir que meio milhão de pessoas estariam por lá, acabaram cedendo à curiosidade.

Nick declarou:

Nós apenas pensamos que nunca mais veríamos algo parecido com aquilo em nossas vidas. Nunca mais.

E eles estavam certos.

O fotógrafo Burk Uzzle, à época trabalhando para a revista Life, entra então na equação. De acordo com Uzzle, a publicação pediu para que ele fotografasse apenas os shows, e não fosse para o meio do público capturar a energia do público — o que ele recusou. Tendo parado no Woodstock de qualquer forma, o fotógrafo acabou exatamente onde queria estar.

Foi então que ele avistou o casal:

Gracie Slick, da Jefferson Airplane, estava cantando, chamando o amanhecer. E aí magicamente esse casal se levantou e se abraçou. Eles se beijaram, sorriram um para o outro e a mulher encostou a cabeça no ombro do homem. Eu só tive tempo de tirar algumas fotos em preto e branco e algumas coloridas, depois a luz foi embora e o clima acabou.

Nick e Bobbi apenas descobriram que acabaram na capa do álbum através de um amigo do casal — e foi ele a prova de que aqueles eram realmente os dois. Ao longo dos anos, muitos casais alegaram estar na foto, mas a presença do tal amigo na imagem completa é a prova final.

Hoje

Nick e Bobbi Ercoline Woodstock
Foto por Burk Uzzle (via Smithsonian Mag)

O casal não deu muita atenção à foto até 1989, quando a revista Life os procurou para comemorar os 20 anos do festival. De acordo com Nick, ele pensa que as pessoas devem ter ficado decepcionadas ao saberem que eles não eram “hippies de verdade”. Bobbi completa:

Todos souberam que nós não éramos revolucionários com flores na cabeça e sem roupas no corpo. Eu era apenas uma garota caipira. E ele apenas um estudante com dois empregos.

Hoje, com um casamento de 38 anos e dois filhos crescidos, Bobbi trabalha como enfermeira em uma escola, enquanto Nick é um carpinteiro aposentado.

Woodstock 50

O casal que fez história no festival estava planejando comparecer à edição de 50 anos do Woodstock, que estaria acontecendo neste final de semana.

Acontece que, como te contamos por aqui várias e várias vezes, diversos problemas, confusões e vários outros fatores fizeram com que o evento fosse cancelado e a comemoração por água abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!