Foo Fighters em Curitiba
Foto por Aline Krupkoski

O Brasil é um país com dimensões continentais. Isso obviamente contribui para uma grande diversidade de opiniões e gostos. Essa diversidade explica algumas manifestações culturais e o fato de terem mais força em determinadas regiões.

Enquanto o rock tem mais força no Sul do país, o axé e o forró têm maior influência no Nordeste. O sertanejo pega o Centro-Oeste com mais força do que no resto do país, e por aí vai…

Esse foi tema de um levantamento feito pelo Nexo. As pesquisas referem-se às buscas de músicas e de artistas em uma das plataformas de streaming mais usadas no mundo, o Youtube, desde 2008.

 

Do Brasil para o Brasil: Pabllo Vittar, Racionais MC’s, Ivete Sangalo…

A cultura musical brasileira sempre se mostrou muito ampla, e um gênero em específico pode ter mais influência em uma área do que em outra. A cantora Ivete Sangalo, por exemplo, pode ser famosa nacionalmente (o que justifica sua participação na maioria das edições do Rock in Rio), mas a sua força é definitivamente maior na Bahia.

A maior força no Nordeste também é característica de Luiz Gonzaga, Chico Buarque e Roberto Carlos (especialmente em Pernambuco) e de Pabllo Vittar (especialmente em Alagoas).

O Centro-Oeste, berço do sertanejo universitário, certamente acolhe esses artistas melhor do que qualquer outra região. É o caso de Maiara & Maraísa e Michel Teló. Outros artistas fortes no centro do país são os Racionais MC’s e a cantora Pitty, que possuem grande influência especialmente em Goiás.

Artistas nacionais e seus estados mais influêntes
Foto: Nexo

 

Artistas internacionais: Lana Del Rey no Norte e Foo Fighters no Sul

O levantamento também abordou artistas internacionais, e alguns dos resultados ficaram bem surpreendentes. Amy Winehouse e Lady Gaga, por exemplo, ganharam destaque no estado de Goiás, enquanto Calvin Harris no Distrito Federal.

O rock ganha mais destaque no Sul do país mais do que em qualquer região. Na pesquisa, AC/DC e Foo Fighters apareceram com maior destaque nesta região. Os Beatles, apesar de serem mais pesquisados no Rio Grande do Sul, também exercem boa influência no Brasil todo.

O Rio de Janeiro conta com influência grande do hip-hop internacional. É um dos estados brasileiros que mais ouve Kendrick Lamar e Drake, por exemplo.

Enquanto isso, Lana Del Rey é destaque no Amazonas, na região Norte do país.

Artistas internacionais e seus estados mais influêntes
Foto: Nexo

 

Os mais escutados

Beyoncé e Ed Sheeran são os artistas internacionais mais procurados. Apesar de ser conhecido em todo o Brasil, o Distrito Federal é a parte do Brasil que ganha destaque nas reproduções do bitânico. Já a Queen B ganha maior destaque no Rio de Janeiro.

Enquanto isso, Anitta se junta a Wesley Safadão para formar a dupla brasileira mais pesquisada no país. Enquanto a cantora carioca tem força mais expressiva no Sudeste, Safadão tem maior base de fãs nos estados do Norte e do Nordeste.

Alguma dessas informações te surpreendeu? O que pensa dessa distribuição? Conte para a gente nos comentários.

Artistas mais escutados no Youtube
Foto: Nexo

https://www.youtube.com/watch?v=dCsXSJPyAXU

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!