Billie Joe Armstrong, do Green Day
Foto: Wikimedia Commons

O Green Day foi alvo de diversas críticas nos últimos dois dias por realizar um show após uma grande tragédia.

Minutos antes da apresentação da banda no Mad Cool Festival, na Espanha, um acrobata chamado Pedro Aunion Monroy caiu de uma altura de 30 metros durante sua performance no evento. Como o grupo já havia indicado via Twitter, os membros souberam do acidente apenas após a apresentação, e agora o frontman Billie Joe Armstrong tirou tudo a limpo por meio de seu Instagram.

Em um longo comunicado ilustrado com uma homenagem ao artista feita durante o festival, Billie disse que os membros não são “pessoas sem coração”, e que caso fossem avisados do acidente, não teriam subido ao palco.

Leia na íntegra:

Na noite passada, no Mad Cool Festival, na Espanha, houve um acidente horrível. Um acrobata chamado Pedro morreu durante a sua apresentação antes do Green Day começar seu show. Estamos devastados por Pedro e por sua família, e oramos por eles neste momento de tristeza. Não consigo imaginar o tamanho do sofrimento pelo qual os amigos e a família estão passando. Muitos de vocês estão se perguntando por que prosseguimos com nosso show após o acidente.

O Green Day não soube sobre o acidente até que o nosso show chegasse ao fim. Nós nem sequer sabíamos que havia uma performance de acrobata. Esses festivais são enormes. Há tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo que é impossível saber de cada banda/artista. Estávamos em uma área de camarins a 800 metros do palco principal, nos aquecendo para subir ao palco às 23h15.

15 minutos antes do horário, nosso tour manager foi informado pelas autoridades locais para segurar o início do show porque havia algum tipo de problema de segurança. Problemas de segurança são uma ocorrência normal em qualquer show… não nos disseram o motivo, o que também é normal. Esperamos como fomos instruídos. Ainda assim, não tínhamos nenhuma informação de que havia um acidente deste tipo.

Nos foi dado o OK. A banda subiu em vans e se dirigiu ao palco principal do festival. Este seria o último show da nossa turnê européia e todos estávamos muito empolgados para tocar com nossos corações pela última vez. Subimos ao palco em torno da meia-noite e tocamos por cerca de duas horas e meia. Tudo parecia normal. A multidão e os fãs se divertiram. Descemos do palco e nos dirigimos de volta ao nosso camarim.

Foi lá que nos contaram a notícia chocante sobre Pedro. Não conseguíamos acreditar. Não sei por que as autoridades optaram por não nos informar sobre o acidente antes da nossa apresentação. Tudo o que sabemos é o que foi dito após o show.

Isso nunca aconteceu nos 30 anos em que o Green Day tem feito apresentações ao vivo. Se tivéssemos conhecimento [sobre o acidente] antes de subir ao palco, provavelmente não teríamos tocado. Não somos pessoas sem coração. A segurança e o bem-estar em qualquer um dos nossos shows são absoluta prioridade.

O que aconteceu com Pedro é impensável. Mais uma vez, estamos com o coração partido por seus amigos e familiares.

https://www.instagram.com/p/BWThxLiD1VW/

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!