The Warning: Conheça o trio mexicano que tem se tornado um fenômeno da cena do Rock
Reprodução/Spotify

Com cada vez mais frequência temos observado que bandas lideradas ou formadas apenas por mulheres têm ganhado destaque na cena do Rock e do Metal. Isso chama atenção principalmente porque, por muito tempo, este gênero foi – e, possivelmente, ainda é – dominado pelos homens.

Para somar forças com outros talentosíssimos nomes dos gêneros pesados que já mostramos aqui no TMDQA!, tanto em 2022 nesta matéria como em 2023 por aqui, vamos te apresentar o incrível trio mexicano The Warning, que tem sido considerado um dos fenômenos atuais do Rock.

A banda formada pelas irmãs Daniela “Dany” (guitarra e vocal), Paulina “Pau” (bateria) e Alejandra “Ale” Villarreal (baixo) está se preparando para lançar seu quarto disco de estúdio, Keep Me Fed, que chega pela Lava/Republic Records no dia 28 de junho.

A seguir, te contamos detalhes sobre a trajetória dessas jovens artistas que, além de terem se tornado um sucesso nas redes sociais, já chamaram atenção de verdadeiras lendas da música!

The Warning: novo fenômeno da cena atual do Rock

O The Warning foi formado em 2013 em Monterrey, no México, e no ano seguinte elas viralizaram na internet após disponibilizarem em seu canal do YouTube uma cover sensacional do clássico “Enter Sandman”, do Metallica, que já acumulou mais de 25 milhões de visualizações.

O vídeo com o hit de 1991 ainda rendeu para o grupo o elogio do lendário guitarrista do grupo americano Kirk Hammett, que se surpreendeu com a habilidade de Paulina e declarou: “a baterista arrasa ao máximo!”.

Naquela época, as meninas, ainda bem jovens, nem imaginavam que anos depois seriam convidadas pela icônica banda de Metal para gravar uma versão da música em parceria com Alessia Cara em 2021, abrindo a compilação de covers The Metallica Blacklist – disco que celebrou os 30 anos do aclamado Black Album.

Sobre o convite, Paulina contou (via Louder Sound):

Recebemos um e-mail do [Metallica] dizendo que adoraram [nossa cover]. Eles foram muito específicos ao dizer que não queriam uma cover direta, queriam uma versão diferente dela. Incorporando nosso estilo com o estilo de Alessia [Cara], tomamos muita liberdade para manter a essência do Metallica.

Continua após o vídeo 

O primeiro disco de estúdio lançado de forma independente pelo trio chegou em 2017. XXI Century Blood apresentou 13 faixas em inglês, com duas delas sendo gravações ao vivo no estúdio. Neste mesmo ano, o grupo abriu o show do Def Leppard no Forum Arena Monterrey.

Já em 2018, a banda foi para o Sphere Studios em Los Angeles para a gravação do seu segundo álbum de estúdio, Queen of the Murder Scene, que teve uma repercussão de destaque entre as paradas de rock do iTunes e da Amazon. No ano seguinte, o The Warning compartilhou com os fãs seu primeiro single em espanhol, a faixa “Narcisista”.

Continua após o vídeo

Da internet para o mundo: a ascensão do The Warning

Conquistando cada vez mais admiradores, principalmente uma vez que começou a viralizar no TikTok, o The Warning disponibilizou em 2022 seu terceiro disco de estúdio ERROR, lançado pela Lava Records e produzido por David Bendeth – responsável pelo elogiado disco Riot!, lançado em 2007 pelo Paramore.

A música “MONEY” alcançou o Top 40 na parada Billboard Mainstream Rock Airplay e, naquele ano, o grupo foi convidado para abrir o show do Foo Fighters no Foro Sol, na Cidade do México, estádio com capacidade para 65 mil pessoas. Sobre a experiência de tocar com gigantes do Rock como os Foos, Pau apontou:

Fomos muito ambiciosas durante toda a nossa vida e estabelecemos metas que nunca pensamos que seriam possíveis. Mas com o passar dos anos, realizamos tudo o que nos propusemos.

O ano também foi marcado por diversas apresentações solo e shows de aberturas para outros grandes grupos como Halestorm e Three Days Grace.

No início de 2023, mais uma surpresa: a convocação do Muse para abrir alguns de seus shows. O grupo liderado por Matthew Bellamy foi mencionado algumas vezes pelas irmãs como uma das principais referências do som da banda, e estava ali mais uma grande realização do trio.

Quem também convidou as mexicanas para abrir seus shows foi o Guns N’ Roses e, com todas essas performances, as jovens artistas foram conquistando mais e mais ouvintes.

Quarto disco de estúdio e amadurecimento da banda

Além de novos fãs, a experiência na estrada causou o amadurecimento das artistas, que agora estão com idades entre os 19 e os 24 anos e se preparam para compartilhar seu quarto álbum de estúdio Keep Me Fed. Ao Louder Sound, Dany define o disco como “muito enérgico e poderoso” e Pau revela detalhes do processo de criação:

Sinto que, ao longo de nossas carreiras, tivemos que nos provar. Especialmente porque o inglês não é a nossa primeira língua. Esta foi a primeira vez que nos permitimos apenas nos divertir com o que estávamos escrevendo.

Entre os singles disponibilizados do disco, os fãs já tiveram a oportunidade de ouvir a faixa em espanhol “Qué Más Quieres”. Segundo a baterista contou ao Blabbermouth, a música aborda a provocação e a manipulação inspirada em uma trend das redes sociais:

Estávamos pensando na frase do TikTok ‘Gaslight, Gatekeep, Girlboss’ e a transformamos em uma música.

Sobre a importância de apresentar uma canção em espanhol, Dany acrescentou:

Significa muito cantar em nossa língua e representar nosso país. Ao longo dos anos, as portas finalmente se abriram para as mulheres mexicanas no Rock, e estamos participando ativamente na abertura dessas portas sempre que possível.

Entre as outras faixas do novo disco que já foram compartilhadas estão “S!CK”, “MORE”, “Burnout”, “Hell You Call A Dream” e “Automatic Sun”. No total, o álbum terá 12 músicas e está previsto para ser lançado em 28 de junho.

Até lá, você pode continuar acompanhado o trabalho do talentoso grupo através de canal no YouTube ou de sua conta do Instagram – e a gente recomenda que você faça isso logo pra poder dizer que conheceu antes delas estourarem de vez!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! METAL

Nu Metal, Metalcore, Heavy Metal, Thrash e muito mais: todo peso das guitarras aparece na Playlist TMDQA! Metal para você ouvir clássicos e conhecer novas bandas agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!