Nova Twins, Laura Jane Grace e Haru Cage (Corja!)

No TMDQA!, estamos sempre falando de novidades de todos os tipos de música. Uma coisa que já percebemos e inclusive contamos por aqui no ano passado é que o Rock tem se tornado cada vez mais feminino, com mulheres assumindo papéis de protagonismo de maneiras que muitas vezes eram reservadas aos homens.

Essa movimentação não é de hoje, mas vem se intensificando de modo que artistas do Rock nacional e internacional vão se transformando em referências e ocupando espaços importantes, como o caso de WILLOW, que virou um símbolo das mulheres no Emo e Pop Punk e estará na edição 2023 do Lollapalooza Brasil.

Pensando nisso e no Dia Internaciona da Mulher, celebrado neste 8 de Março, separamos por aqui uma lista com 5 bandas nas quais temos mulheres protagonistas e que você precisa ouvir agora mesmo.

Em tempo, é claro que essas não são as únicas bandas que se encaixam na descrição acima. Então, aproveite para deixar nos comentários do nosso Instagram ou Twitter quem mais você recomenda!

Against Me!

Por que Laura Jane Grace não vai boicotar shows no estado americano que aprovou leis anti-LGBT?

Uma das primeiras pessoas do movimento Hardcore e Punk a se assumir transgênero, a vocalista Laura Jane Grace fez todo um disco para dissecar a sua transição com a sua banda Against Me!. Falamos do aclamado Transgender Dysphoria Blues, de 2014, que já foi sucedido por Shape Shift With Me, de 2016.

Nos últimos anos, Laura vem investindo em trabalhos solo, tendo lançado um disco (Stay Alive) em 2020 e um EP (At War with the Silverfish) em 2021. Apesar do tempo sem um novo lançamento da banda principal, sua relevância continua mantida através de shows e ativismo, além dos já citados trabalhos solo.

Vale muito a pena conhecer, e o hino “True Trans Soul Rebel” ganhou até uma versão especial com a participação de Miley Cyrus.

Corja!

Haru Cage, Corja!
Foto por Karine Gallas (via Reprodução/Instagram)

A banda Corja!, do Ceará, lançou em 2021 seu disco de estreia Insulto, um dos melhores do Metal nacional em tempos recentes sem dúvida alguma. Unindo letras potentes em português com um instrumental que condensa as melhores influências do som extremo de um jeito único, o grupo é liderado pela vocalista Haru Cage, que também advoga pelos direitos LGBTQIA+.

Promovendo Insulto desde então, a banda tem planos de entrar em estúdio novamente em 2023 e vale a pena ligar o radar para quem curte a música mais pesada. Enquanto isso, é bom ficar atento ao Instagram do grupo para os próximos shows, que incluem uma apresentação no festival Abril Pro Rock XXX Anos em Recife, no dia 14 de Maio.

Abaixo, você confere o incrível clipe de “Do Lar ao Caos”, uma das maiores pedradas do disco de estreia.

WILLOW

WILLOW tocando guitarra
Foto via Reprodução/Instagram

Tendo começado sua carreira no R&B, WILLOW mostrou com o tempo que é tão filha de Jada Pinkett Smith quanto de Will Smith. Sem abandonar as raízes de sua sonoridade, que remetem mais ao trabalho do pai, a jovem vem abraçando influências mais ligadas ao Rock Alternativo que marcou a carreira de sua mãe, líder da banda Wicked Wisdom.

Absorvendo também novas influências de sua juventude, o resultado é um trabalho que navega entre o Emo, o Pop Punk e o Metal de um jeito totalmente especial, e que rendeu à jovem cantora um lugar no palco principal do Lollapalooza Brasil em 2023, além de dois discos incríveis: lately I feel EVERYTHING (2021) e <COPINGMECHANISM> (2022).

Um dos melhores exemplos de tudo que se apresenta nessa nova fase é a faixa “curious/furious”, que você confere a seguir com direito até a um belo solo de guitarra.

The Mönic

The Mönic
Foto por Mariana Ayumi

Diretamente de São Paulo, o quarteto The Mönic é uma bela recomendação para quem curte a pegada clássica do Rock e impactou a cena logo de cara com o single “High”, que foi sucedido por um disco à altura, Deus Picio (2019).

Desde então, a banda formada por Ale Labelle (voz/guitarra), Dani Buarque (voz/guitarra), Joan Bedin (voz/baixo) e Thiago Coiote (bateria) vem lançando diversos singles e tem uma das contas mais ativas desta lista no Instagram, sempre interagindo com fãs e trazendo conteúdos exclusivos para os mais dedicados.

Esse carinho, claro, é retribuído e a resposta tem sido sempre bastante positiva aos lançamentos. Que venha muito mais por aí!

Nova Twins

Nova Twins retornam com o poderoso single "Antagonist"; ouça
Reprodução / Instagram

Já citadas algumas vezes no TMDQA!, as Nova Twins são indispensáveis em uma lista como essa. A dupla formada por Amy Love Georgia South ganhou notoriedade internacional com a estreia Who Are the Girls? em 2020, mas ficou claro que isso era só o começo pra elas.

Apostando forte no Punk e trazendo diversas influências diferentes, desde o peso do Metal ao groove do Rap, o duo conquistou os corações de astros como Tom Morello, que definiu as jovens como uma das bandas que serão “o futuro do Rock”. Além disso, já fizeram parcerias com nomes como Bring Me the Horizon FEVER 333, mostrando que estão alinhadas com a cena moderna.

Em 2022, lançaram o excelente disco Supernova, onde faixas como “Antagonist” se destacaram e mostraram que elas estão em constante evolução e continuam inovando e trazendo perspectivas bem interessantes sobre o Rock.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!