Nicolas Cage O Homem dos Sonhos A24

Um dos rostos mais famosos e reconhecíveis do mundo, o de Nicolas Cage, é o pontapé inicial para uma comédia de horror da A24. O Homem dos Sonhos finalmente chega aos cinemas brasileiros em 4 de abril e entrega uma das performances mais únicas na carreira do ator americano. 

Cage interpreta um professor universitário infeliz que começa a aparecer durante o sono de estranhos. Sem qualquer controle sobre suas ações nesse ambiente onírico, ele vê sua vida também desgovernada. 

Continua após o vídeo

Uma comédia que dá medo

Primeiro filme do norueguês Kristoffer Borgli em língua inglesa, O Homem dos Sonhos segue a história de Paul Matthews, um homem comum cuja vida monótona é interrompida quando ele começa a aparecer nos sonhos de pessoas desconhecidas, transformando seus sonhos em pesadelos.

A trama mescla elementos de comédia ácida e terror, característicos da A24, explorando a repentina fama de Paul e sua luta para lidar com essa situação peculiar. Cage identificou semelhanças entre o personagem e sua própria vida, o que o motivou a aceitar o papel.

O longa brinca com o equilíbrio entre o excêntrico e o assustador o tempo todo. Embora tenha alguns momentos de susto, não é o tipo de horror clássico, com sangue, trilha de suspense, assombrações ou monstros. O pulo do gato está em criar uma crônica social que deixa o protagonista sem qualquer controle sobre como será percebido pelo mundo ao seu redor. 

Esse é o maior medo de quem vive no auge das redes sociais, mas o filme não se restringe apenas a esse debate. É uma ideia mais ampla que resvala em temas como a cultura do cancelamento, o impacto da fama e como deixar de processar emoções como inveja, raiva e desejo pode ser danoso no longo prazo.

Paralelos

O Show de Truman

O filme de Borgli remete a outras produções que buscaram uma abordagem diferente para as questões sobre sociedade e mídia propostas no filme. 

O Show de Truman, por exemplo, também trata da manipulação da vida de uma pessoa comum pela mídia. O longa de 1998 estrelado por Jim Carrey acompanha a vida de Truman Burbank, que descobre que sua vida inteira é um programa de televisão.

Outro paralelo inegável é Black Mirror, a série da Netflix que utiliza nossas interações com as redes sociais para explorar os aspectos mais obscuros de nossos desejos e comportamentos, revelando como a busca pela validação online pode distorcer a percepção da realidade e levar a consequências nefastas.

This Man vai ao cinema? 

This Man

Mas é inevitável não associar a história de O Homem dos Sonhos ao fenômeno “This Man” – este, da vida real. Ou quase.

Reza a lenda que um homem misterioso começou a aparecer nos sonhos de inúmeras pessoas ao redor do mundo desde 2006. O fenômeno ganhou atenção em 2008, quando o sociólogo e publicitário italiano Andrea Natella criou o site “Ever Dream This Man?” [sic], que recebeu milhares de relatos de encontros com Este Homem em sonhos, semelhantes a um retrato falado feito por um psiquiatra em Nova York. 

A história rapidamente se tornou viral, inspirando memes na internet e referências em filmes e programas de televisão. No entanto, em 2010, foi revelado que This Man era na verdade um golpe publicitário criado por Natella, baseado em uma foto de seu pai quando jovem. O episódio levanta questões sobre a manipulação da internet para criar lendas urbanas e mitos coletivos, explorando os aspectos mais sombrios da mente humana e nossa relação com a tecnologia.

Nicolas Cage é o homem dos sonhos da A24

Nicolas Cage O Homem dos Sonhos A24

Mas este não é um filme apenas sobre as nossas idiossincrasias cotidianas, uma provocação de debate social apenas para ser instigante. No fim das contas, O Homem dos Sonhos é uma história de um homem infeliz que precisava desesperadamente de algo que mudasse o rumo das coisas e o tornasse relevante e interessante.

Não é uma escolha óbvia, mas Nicolas Cage é ótimo interpretando papeis do tipo. Basta olhar filmes como Adaptação, em que ele faz não um, mas dois roteiristas – uma versão ainda mais excêntrica de Charlie Kaufman, dividida entre dois irmãos gêmeos. O desespero para adaptar de forma convincente um livro para os cinemas o leva a uma jornada intensa e incômoda – como é o caso de O Homem dos Sonhos

Falando em histórias criadas por irmãos, a comédia surreal de Joel e Ethan Cohen aparece em Arizona Nunca Mais. E o escopo dramático de Cage não pode ser negado em Despedida em Las Vegas, filme que lhe rendeu o Oscar.

O Homem dos Sonhos tem um título à sua altura, já que o longa depende quase que única e exclusivamente de Nicolas Cage para conseguir fazer decolar essa história tão maluca e surreal que poderia ser verídica.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!