Beastie Boys fazem parte da raiz da produtora A24
Imagens: Divulgação/Reprodução

Qual é a relação entre a produtora de filmes mais falada do momento, a A24, com um dos grupos de Rap Rock e Hardcore mais respeitados de todos os tempos, os Beastie Boys? Pois é, as duas coisas têm Adam “MCA” Yauch como figura central em sua história.

Em 2002, quando sua banda com Michael “Mike D” Diamond e Adam “Ad-Rock” Horovitz já tinha conquistado o mundo com hits como “(You Gotta) Fight for Your Right (To Party)” e “Sabotage”, MCA decidiu construir um estúdio próprio em Manhattan.

Chamado de Oscilloscope Laboratories, o espaço logo se tornou mais que um estúdio musical, e em 2008 passou a atuar como produtora de filmes. Para isso, Adam Yauch se tornou sócio do produtor David Fenkel, que já era um executivo conhecido do cinema independente.

Até 2012, ano em que MCA faleceu, a Oscilloscope produziu diversos clipes do Beastie Boys, sempre com as performances e a visão inovadora que o músico (e naquele momento, também diretor) tinha para os vídeos.

Continua após o vídeo

Mas como nasceu a A24?

No mesmo ano da morte do parceiro de empresa, David Fenkel deixou a Oscilloscope Laboratories e fundou a A24 Films, também em Manhattan, junto com os produtores Daniel Katz e John Hodges. A princípio, a empresa atuaria apenas como distribuidora.

Lembra de Spring Breakers (2013), filme um tanto pitoresco com James Franco, Selena Gomez e Vanessa Hudgens? Pois então, esse foi o primeiro projeto de destaque da A24, apenas um ano depois de sua fundação.

O sucesso da produtora passou do underground para o mainstream graças a filmes icônicos como Ex Machina (2014), O Quarto de Jack (2015) e A Bruxa (2015), além de produtos para a TV como Euphoria (2019).

Em 2017, a A24 ganhou seu primeiro Oscar de Melhor Filme com Moonlight. Agora corta pra 2023, quando a produtora somou 18 indicações e venceu metade delas, sendo sete prêmios para Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, trabalho que “furou a bolha” e consagrou o nome da empresa em todo o planeta.

Quem diria, hein?

LEIA TAMBÉM: Sem surpresas e sustos, Oscar 2023 consagra “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”; confira os vencedores

Veja Beastie Boys apresentando a Oscilloscope

Bem, com o talento que MCA, Mike D e Ad-Rock sempre demonstraram para fazer videoclipes, até era de se imaginar, né?

Confira abaixo um vídeo em que os Beastie Boys falam sobre sua atuação na Oscilloscope Laboratories, produtora independente que foi a “raiz” da A24.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!