Rafa Martins
Rafa Martins (Crédito: Murilo Amancio)

Rafa Martins é conhecido no cenário do indie nacional como guitarrista e um dos vocais dos Selvagens à Procura de Lei. Se o seu primeiro álbum solo, Paisagens, o alinhou ao Folk, seus próximos passos levam a caminhos ainda inéditos na sua recente discografia. 

O lançamento do single “Labirintos” faz parte do projeto Radar Balaclava, em que o selo paulistano Balaclava Records lança faixas de artistas expoentes no mercado musical nacional. 

“Labirintos”: os caminhos surpreendentes de Rafa Martins

A faixa anunciou Dunaduna, o segundo disco de Rafa Martins. Em “Labirintos”, aflora seu lado pop, com sintetizadores climáticos enquanto a letra reconhece a possibilidade de encontrar os caminhos certos por “linhas tortas”.

Curiosamente, por pouco essa composição não ficou na gaveta. Ela foi a última a ser escolhida para o repertório do próximo álbum. Rafa notou a similaridade com o clima de voz e violão estabelecido em “Paisagens” e buscou fazer algo novo:

Mostrei ao Luigi Sucena, que produziu o álbum comigo, e ele sugeriu que a gente incluísse ela no ‘Dunaduna’. Daí corremos com a produção e ela ganhou uma roupagem mais próxima da pegada das outras músicas, com uma levada mais Pop e Indie.

De certa forma, “Labirintos” costura os caminhos entre os dois projetos. Com dois anos entre um lançamento e outro, muita coisa mudou. Nesse meio tempo, uma nova turnê com os Selvagens levou Martins de volta à estrada e à coletividade. 

Rafa Martins faz transição entre dois álbuns solo

Desde o lançamento de “Paisagens”, o músico também lançou duas canções em colaboração com Bola, da banda Zimbra: “Calcanhar” e “Sereno”. Era preciso voltar ao aconchego da sua própria expressão e a partir desse porto seguro guiar o ouvinte por novos horizontes. Rafa entrega:

Gosto de pensar que ‘Labirintos’ é a porta de entrada pro álbum, no sentido de que a letra fala em uma mudança de vida e por sinalizar uma mudança na estética do meu trabalho solo. No meu álbum anterior eu estava na pegada Folk e agora caí de cabeça no Indie, um ambiente em que eu estou bem acostumado, só que num formato solo ao invés de banda, com beats e experimentações.

“Labirintos” abre esses caminhos. A faixa já está disponível nas principais plataformas e você pode assistir ao visualizer logo abaixo!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!