Gabriel Aragão é um artista conhecido por quem acompanha aqui o Tenho Mais Discos que Amigos pelo seu trabalho com a banda Selvagens à Procura de Lei.

Após um bom tempo de banda, ele anuncia seu primeiro disco solo com uma sonoridade próxima do que tem sido feito na MPB e no folk, com um olhar de crônicas urbanas e poéticas de um autor eternamente em busca de novos caminhos. O primeiro single é “Ainda Está no Ar”, cujo clipe você confere em primeira mão aqui no site!

Continua após o vídeo

Gabriel explica um pouco esse novo momento:

‘Ainda Está No Ar’ foi a primeira música que escrevi pensando no projeto solo. Guardo ela na gaveta desde 2020. Parceria minha e do Daniel Medina, amigo e compositor de Fortaleza. Nas gravações ficou claro desde os primeiros dias que ela seria uma espécie de música de abertura para essa nova fase, algo que ‘abre os caminhos’ por assim dizer. Então, não foi tão difícil assim imaginá-la como o primeiro single. Eu venho lidando com essa vontade de fazer um disco solo desde 2019. Estar numa banda como os Selvagens à Procura de Lei é um aprendizado constante e também uma dança de protagonismos. Acho que é natural que, depois de 10 anos de banda, surjam projetos paralelos. Esse disco que vou lançar em junho é fruto de um longo período de composição, desde 2019, pegando o começo da pandemia, até janeiro de 2022, quando entrei em estúdio para gravar e, ainda assim, coisas novas surgiam. Eu gosto muito de pensar no formato de disco. É uma fotografia, um compromisso consigo mesmo. Sei que atualmente muito se pensa em singles e singles e mais singles. Mas o disco, pra mim, é muito mais do que uma reunião de canções, é um conceito forte, une muitas formas artísticas: as capas, as fotos, os vídeos. É realmente um marco muito especial.

Com produção de Marcelo Camelo e gravado em Portugal, o trabalho foi feito em uma imersão em estúdio. Gabriel e Camelo assinam quase todos os instrumentos da gravação, e o artista explica um pouco mais sobre esse processo:

Quando eu decidi que iria gravar meu primeiro trabalho solo, alguns nomes circulavam na minha cabeça, mas, ainda mais marcante, havia um som de um disco que não desgrudava de mim: ‘Toque Dela’, do Marcelo. Foi bem intuitivo essa escolha. A gente trocou uma ideia no final de 2020 e fomos selecionando o repertório até a gravação, em janeiro de 2022, em Lisboa. O Marcelo é um produtor de mão cheia. Adorei ele na bateria, nos arranjos, opiniões estéticas e observar como se comporta um artista produzindo outro. Um cara muito gentil e super aberto pra testar caminhos diferentes. Aprendi muito sobre como lidar com o tempo durante uma produção, sobre a importância de deixar as coisas respirarem até que se possa apreciar novamente com outro ponto de vista. Foi um período de muito esforço pra mim por estar em outro país por quase dois meses sem conhecer ninguém, mas também de muita alegria e de descobertas. Cada dia no estúdio era uma benção e eu chagava e partia com um sorriso na cara.

Gabriel Aragão

O álbum chega em uma fase de renovação artística para Gabriel, que recentemente lançou o primeiro EP ABRECAMINHOS e uma releitura de “Caminando, Caminando” de Víctor Jara que Aragão regravou ao lado de Mateo Piracés-Ugarte (francisco, el hombre). Os lançamentos vieram na sequência da sua estreia literária, “O Livro das Impermanências” (Editora Letramento, 2021) e do lançamento da trilha para o filme “Malhada Vermelha”, que recentemente foi indicada ao 30° Prêmio da Música Brasileira:

 ‘Malhada Vermelha’ foi um projeto imenso que me fez retornar às minhas raízes nordestinas, ao sertão. Toda a equipe técnica e músicos mergulharam fundo na realização. Sou muito, muito grato pela experiência de compor e produzir essas faixas, unindo instrumentistas e cantores cearenses de todas as idades, tal qual o filme trata desse encontro de gerações. Ser indicado ao Prêmio da Música Brasileira demonstra que toda a nossa sinceridade como criadores está estampada no som. O Ceará é uma terra de artistas ímpares. Foi uma linda surpresa.

O disco solo de Gabriel Aragão está previsto para o segundo semestre e “Ainda Está no Ar” chega aos streamings nesta sexta, dia 28/04.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!