Paul McCartney em 2017
Foto de Paul McCartney via Shutterstock

Paul McCartney é um dos maiores artistas da história da música, mas suas primeiras apresentações ao lado de John Lennon ajudaram a definir qual seria seu cargo nos Beatles.

Em um novo episódio de seu podcast Paul McCartney: A Life in Lyrics, o lendário cantor relembrou que, apesar de ter iniciado sua jornada na música como guitarrista, a situação mais constrangedora de sua carreira fez com que ele desistisse do instrumento (via UCR):

Fizemos um show e foi a primeira vez que toquei [ao vivo], e eu era o guitarrista principal. John fazia a base. E eu tinha um solo e congelei totalmente. Não consegui mexer meus dedos. Foi tão constrangedor.

Minha carreira como guitarrista acabou naquele momento, e eu disse: ‘Bem, não vou fazer isso de novo. Eu não estou preparado para isso. Eu não sou bom’.

Estudiosos dos Beatles indicam que a performance citada por Macca aconteceu provavelmente em 1957, antes da formação dos Beatles, quando ele e John ainda integravam o The Quarrymen.

Apesar de registros da banda serem uma raridade, você pode conferir a divertida “In Spite of All the Danger” ao final da matéria. Também está disponível para compra o CD First Recordings, que conta com raridades dos primórdios dos Beatles, contando inclusive com Paul segurando uma guitarra na capa!

Paul McCartney revela que ensinou John Lennon a tocar

Curiosamente, a história contada por Paul McCartney surpreende alguns fãs já que ele só foi convidado para se unir à banda de John Lennon por conta de suas habilidades na guitarra.

No podcast, o músico também apontou que foi responsável por mostrar ao seu companheiro de banda como afinar sua guitarra:

Veja bem, quando conheci John, ele não tocava guitarra. Tive que mostrar a ele os acordes de guitarra porque ele foi ensinado pela mãe [Julia], e ela só conhecia acordes de banjo.

Mesmo tendo passado anos explorando o som do baixo enquanto tocava com os Beatles, Macca fez as pazes com as guitarras e confessou no podcast que chega a ter “conversas” com os instrumentos quando vai tocar. Ele destaca, porém, que o mesmo não acontece com o piano:

Sempre costumávamos dizer que quando você se senta com sua guitarra para escrever uma música, você está contando seus segredos – que então se tornam uma música para o mundo. Mas naquele momento, quando você está sozinho, a guitarra é seu confidente. Você a embala. Quando você vai até o piano, porém, é quase como se você estivesse empurrando o piano. São ações completamente diferentes.

A verdade é que, com qualquer instrumento, Paul McCartney é um gênio da música. Prova disso é o quanto o artista emocionou os fãs brasileiros durante sua passagem pelo Brasil em Novembro e Dezembro do ano passado – e você pode conferir aqui os 5 melhores momentos dos shows do ex-Beatle no país.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!