Neil Young em show
Foto de Neil Young via Shutterstock

O lendário Neil Young voltou atrás em sua decisão de deixar suas músicas fora do catálogo do Spotify, mas se engana quem pensa que ele está abrindo mão de suas convicções para isso.

No início de 2022, a plataforma se viu em meio a uma polêmica já que o veterano do Folk ameaçou remover suas músicas do aplicativo caso a empresa não retirasse do ar os episódios do programa de Joe Rogan, que espalhou uma série de desinformações sobre a COVID-19 e outros assuntos polêmicos.

Com a escolha do Spotify de manter a produção de Joe, Young manteve sua palavra e retirou suas músicas da plataforma mesmo admitindo que sua atitude representava “uma grande perda” para sua gravadora, já que ele estava abrindo mão de 60% de sua receita de streaming.

Porém, o músico destacou que estava fazendo aquilo “em nome da verdade” e agradeceu à Warner por “reconhecer a ameaça [que] a desinformação do Coronavírus no Spotify representava para o mundo”.

Além de Young, outros artistas como Joni Mitchell e também Graham Nash, David Crosby e Stephen Stills, que fizeram parte do grupo Crosby, Stills, Nash & Young ao lado do músico, também decidiram não fazer parte do aplicativo em apoio ao ex-colega de banda.

Neil Young retorna ao Spotify

Agora, pouco mais de dois anos depois de ter removido suas músicas do Spotify, Neil Young anunciou nesta segunda-feira (12) que estará incluindo novamente suas músicas no aplicativo.

A nova decisão foi tomada após o serviço de streaming ter negociado para que o podcast The Joe Rogan Experience também seja disponibilizado em outras plataformas. Através do seu site oficial, Young basicamente disse que agora todos são “farinha do mesmo saco” e não perdeu a oportunidade de detonar a qualidade do serviço oferecido:

Spotify, o streamer #1 de música de baixa qualidade no mundo – Spotify, onde você recebe menos qualidade do que nós fizemos, será a casa da minha música novamente.

Minha decisão ocorre no momento em que os serviços de música Apple e Amazon começaram a oferecer os mesmos recursos de podcast de desinformação aos quais me opus no Spotify.

Não posso simplesmente deixar a Apple e a Amazon, como fiz com o Spotify, porque minha música teria muito pouco canal de streaming para os amantes da música, então voltei ao Spotify, na esperança sincera de que a qualidade do som do Spotify melhore e as pessoas possam ouvir e sentir toda a música enquanto a criamos. Qobuz e Tidal, onde minha música é apresentada, também são em alta resolução.

Como citado acima, o veterano fez questão de destacar sua insatisfação e frustração com a qualidade do áudio do Spotify. Ele ainda fez um pedido à empresa:

Tenho a esperança de que o Spotify recorrerá à alta resolução como resposta e servirá todas as músicas para todos. Spotify, você consegue! Seja realmente o número 1 em todos os sentidos. Você tem a música e os ouvintes!!!! Comece com um nível limitado de alta resolução e desenvolva a partir daí!

As músicas de Neil Young ainda não retornaram ao Spotify, mas acredita-se que isso aconteça até o dia 20 de abril, quando ele irá lançar seu novo disco ao vivo com o Crazy Horse, FU##IN’ UP.

Já pode preparar as playlists!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!