Lollapalooza Brasil 2024

Nesta terça-feira (27), o Lollapalooza Brasil sofreu mais uma vez com um problema que vem afetando o festival em diversos momentos nos últimos anos: o cancelamento de atrações faltando poucos dias para a realização do evento.

Dessa vez, as ausências de última hora são as de JadenRina SawayamaDove Cameron, que estavam respectivamente nas escalações dos dias 22, 23 e 24 de Março deste ano e se somaram ao desfalque do Paramore, anunciado há algum tempo e substituído pelo Kings of Leon.

Apesar das entradas de Jessie Reyez Greta Van Fleet no line-up dos dias 23 e 24, respectivamente, muitos voltaram a questionar nas redes sociais o funcionamento dos contratos do festival, já que estes episódios recentes se somam a outros nas edições anteriores, incluindo o de Drake, que ocorreu horas antes do show do então headliner.

Diretora explica cancelamentos no Lollapalooza Brasil

Em entrevista à SplashLeca Guimarães, diretora mundial do festival, explicou mais detalhes sobre o processo interno do festival e revelou que “não existe uma cláusula de cancelamento”, de acordo com o portal.

Ela também explicou que, muitas vezes, fazer a substituição de última hora “sai caro” e envolve “quase pedir favor”:

Ter que sair correndo para achar uma atração disponível em tão pouco tempo é complicado. Tem que acionar os contatos, quase pedir favor. E normalmente sai caro.

Quanto aos motivos para os cancelamentos, o curador artístico do festival, Marcelo Beraldo, destacou que as razões vão desde doenças inesperadas até “o fator saúde mental, do qual não se fala tanto”, incluindo também os “custos de viagens”.

Fãs questionam artistas após cancelamentos no Lollapalooza

Vale ressaltar que, apesar dos motivos citados acima pela organização, alguns artistas têm recebido cobranças diretas de seus fãs nas redes sociais e emitido comunicados por conta própria, detalhando suas visões sobre os cancelamentos. É o caso de Dove Cameron, por exemplo.

Depois de forte movimentação do fã clube da cantora no país, ela escreveu uma carta informando que o cancelamento se deu pelo fato do show “não estar pronto”, uma vez que ela está em processo de composição de seu novo álbum. Ainda assim, os fãs seguem cobrando um pedido de desculpas, já que essas circunstâncias, segundo eles, não impediram a realização de apresentações nos Estados Unidos e na Europa.

Também cobrado por seus fãs, o Paramore foi outra banda que falou rapidamente sobre ter cancelado o show que faria por aqui em um comunicado que tinha outro assunto como foco, o que novamente levantou debates sobre a forma como a situação tem sido conduzida pelas bandas.

Lollapalooza Brasil 2024

Marcado para os dias 22, 23 e 24 de Março no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, o Lollapalooza Brasil 2024 segue no momento com blink-182, Kings of Leon e SZA como headliners, além de contar com atrações como Arcade FireLimp BizkitTitãs e Sam Smith.

Saiba mais sobre o festival e garanta seu ingresso por aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!