Linkin Park anuncia disco de
Reprodução/YouTube

O Linkin Park presenteou os fãs com uma grande novidade nesta sexta-feira (23). A banda anunciou o lançamento do seu primeiro disco de compilação de sucessos, intitulado Papercuts (Singles Collection 2000-2023), que reúne alguns dos maiores sucessos de sua carreira, e ainda divulgou uma música inédita com os vocais de Chester Bennington.

O single, que estará na nova compilação, se chama “Friendly Fire” e foi gravado durante as sessões do último álbum de estúdio do Linkin Park, One More Light (2017), mesmo ano em que o vocalista faleceu.

“Friendly Fire” chegou acompanhada por um emocionante clipe que apresenta imagens de estúdio e registros ao vivo até então inéditos, todos com a presença de Chester. Sobre o single, o guitarrista Brad Delson declarou:

Quando começamos a procurar uma faixa inédita para incluir em nossa coleção de maiores sucessos, fiquei impressionado com o poder da música, o poder da narrativa, o poder do vocal, a paisagem sonora e eu realmente pensei que estava mais próximo do que talvez havíamos percebido na época.

Confira “Friendly Fire” ao final da matéria!

Linkin Park lança a inédita “Friendly Fire”

Assim como em boa parte das faixas de One More Light, a temática de “Friendly Fire” contrasta bastante com a pegada mais animada da canção. A letra traz diversos trechos profundos, apontando para as batalhas mentais de Chester pouco antes de seu falecimento.

O segundo verso, cantado junto de Mike Shinoda, é um dos momentos mais marcantes da canção:

  • I was supposed to protect you / No matter what’s to come / But somehow forgot when they told / “We hurt the ones we love” (Eu deveria te proteger / Não importa o que venha a seguir / Mas de alguma forma esqueci de quando falaram / “Nós machucamos aqueles que amamos”)

O pré-refrão e o refrão, que vêm logo depois, também reforça a ideia do título da música, que em tradução livre significa algo como “fogo amigo”:

  • Can’t put back what’s been broken / Can’t change the moment / We went too far (Não dá para juntar de volta o que foi quebrado / Não dá para mudar o momento / Nós fomos longe demais)
  • We’re pullin’ apart for no reason / We’re pullin’ a trigger in a useless war / And if we come back and go into the black / What are we fighting for? / What are we fighting—? (Estamos nos afastando sem motivo / Estamos puxando o gatilho em uma guerra inútil / E se nós voltarmos e formos até o vazio / Pelo que estamos lutando? / O que estamos lutando?)
  • It’s just friendly fire, fire / Fire, fire (É apenas fogo amigo, fogo / Fogo, fogo)

Instrumentalmente, como falamos acima, a música se encaixa muito bem com o restante de One More Light, com uma pegada mais voltada ao Pop e trazendo a dose certa de melancolia junto com essa abordagem mais palatável. Mais uma bela adição ao catálogo da banda!

Linkin Park anuncia disco de compilação de singles

Além de “Friendly Fire”, Papercuts (Singles Collection 2000-2023), que está previsto para ser lançado em 12 de Abril, também inclui em sua tracklist verdadeiros marcos da história do Linkin Park como “In the End”, “Burn It Down”, o aclamado mash-up com Jay-Z em “Numb/Encore”, e até faixas mais recentes como “Lost”, que se tornou Top 40 da banda no ano passado.

Para os fãs de longa data do grupo, o novo disco também contará com uma versão oficial de “QWERTY”, uma raridade procurada há mais de uma década. Mike Shinoda compartilhou algumas reflexões sobre as escolhas das músicas, dizendo:

Na produção de cada álbum do Linkin Park, quero amar e acreditar completamente em cada música individualmente. Espero que, se alguma faixa for ouvida sozinha no mundo, que seja algo de que possa me orgulhar e que se enraíze dentro do ouvinte e se torne parte da energia que nos conecta.

A curadoria das faixas para ‘Papercuts’ foi uma alegria. Cada música desta coleção é um momento singular em nossa linha do tempo e uma história em evolução que é tanto nossa quanto sua. Do nosso primeiro lançamento, ‘One Step Closer’, à novíssima ‘Friendly Fire’, esta tracklist abrange todos os nossos capítulos até agora. Obrigado por fazer parte de nossa jornada. Esperamos que você goste de ‘Papercuts’.

Logo abaixo, após o clipe de “Friendly Fire”, confira a tracklist completa de Papercuts!

Tracklist de Papercuts (Singles Collection 2000-2023)

1. Crawling
2. Faint
3. Numb/Encore
4. Papercut
5. Breaking The Habit
6. In The End
7. Bleed It Out
8. Somewhere I Belong
9. Waiting For The End
10. Castle Of Glass
11. One More Light
12. Burn It Down
13. What I’ve Done
14. QWERTY
15. One Step Closer
16. New Divide
17. Leave Out All The Rest
18. Lost
19. Numb
20. Friendly Fire

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!