Taylor Swift libera versão deluxe de
Reprodução / YouTube

Depois de ser consagrada na 66ª edição do Grammy no último domingo (4), Taylor Swift já está enfrentando mais uma polêmica. Os advogados da cantora estão ameaçando processar uma estudante universitária que estaria “rastreando” o jatinho particular da cantora.

Swift ganhou fama nos últimos anos por usar extensivamente a sua aeronave em trajetos longos, seja para os shows da turnê global Eras Tour, seja para acompanhar o namorado Travis Kelce em jogos da liga de futebol americano.

Em 2022, um relatório mostrou que Taylor foi a celebridade que mais gerou CO² – gás poluente para a atmosfera – naquele ano, superando nomes como Jay-Z, o diretor Steven Spielberg e o boxeador Floyd Mayweather.

Os números vieram justamente dos monitoramentos feitos por Jack Sweeney, um jovem estudante de programação da Universidade da Florida, nos Estados Unidos, que agora poderá ser processado por Taylor Swift.

Estudante diz que dados de Taylor Swift são públicos

Segundo o The Washington Post (via Consequence), a equipe jurídica de Taylor Swift enviou no finalzinho de 2023 uma “ordem de cessar e desistir” ao estudante pedindo que ele retire os perfis de monitoramento do ar, sob pena de ação judicial.

Os advogados argumentam que se trata de “comportamento de perseguição e assédio” que coloca em risco a segurança da cantora, além de gerar “sofrimento emocional e físico”.

Já Jack Sweeney alega que todos os dados que utiliza são públicos e retirados da agência que regula a aviação nos EUA, a Federal Aviation Administration. As informações dizem respeito apenas ao tráfego aéreo, e não revelam quem está nos aviões e para onde vão depois de pousar.

Em entrevista ao jornal, o estudante disse que a equipe de Taylor Swift “acha que pode controlar o mundo”. Ainda em 2022, Sweeney foi banido do Twitter por Elon Musk, que também teve seus dados aéreos revelados e chamou a ação de “coordenadas de assassinato”.

Taylor Swift poderá dar “volta ao mundo” neste fim de semana

Vale lembrar que Taylor Swift terá um “dilema aéreo” para resolver nos próximos dias. Como te contamos nesta matéria, a cantora poderá fazer uma “viagem no tempo” para prestigiar o namorado no Super Bowl, no domingo.

A cantora terá um show da Eras Tour no sábado em Tóquio, mas ainda terá tempo de chegar a Las Vegas com seu jatinho. Só que pra isso, Swift irá emitir cerca de 3,2 toneladas métricas de CO², quantidade equivalente à emissão doméstica de 3,4 bilhões de pessoas em um ano.

LEIA TAMBÉM: Fãs de Taylor Swift se organizam para ocultar fotos explícitas da cantora geradas por IA

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!