Queen anuncia série de clipes para celebrar momentos históris da banda
Reprodução / YouTube

Receber um prêmio por seu trabalho não é o que vai definir se sua obra é realmente boa ou não, mas nos últimos dias você deve ter visto nas redes sociais registros do quão realizada Miley Cyrus ficou após ganhar seus dois primeiros Grammys.

Antes da 66ª edição da prestigiada premiação acontecer na noite do último domingo (4), a artista dona do hit “Flowers” integrava a lista de músicos que até então não venceram nenhuma categoria do Grammy.

Falando sobre artistas que nunca levaram para casa um gramofone, talvez você fique surpreso ao descobrir que alguns nomes lendários da música, como Queen, Guns N’Roses, The Smiths e muitos outros não receberam um prêmio da Academia de Gravação até hoje, mesmo com o Grammy tendo realizado sua primeira edição lá em 1959.

Aliás, na lista disponível a seguir, você pode perceber que vários dos ícones citados são britânicos. Muitos desconfiam que eles não tenham vencido nas categorias do Grammy nas quais concorreram por conta de uma preferência da premiação, que é americana, em dar destaque para os artistas que são dos Estados Unidos.

Confira a seguir 10 artistas que marcaram a história da música mas que nunca ganharam um Grammy!

10 artistas lendários que nunca ganharam um Grammy

Queen

O Queen foi um dos grupos que recebeu uma série de indicações ao longo de sua carreira, inclusive por seu eterno hit “Bohemian Rhapsody” em 1976 e pela canção “Another One Bites the Dust” em 1980, mas nunca foi consagrado com o troféu.

Mesmo com a banda britânica sendo considerada um dos maiores grupos de Rock da história, Freddie Mercury e seus companheiros não tiveram nenhuma vitória. Na premiação, o grupo chegou a pelo menos ganhar um prêmio honorário pelo conjunto de sua obra, mas só em 2018.

Jimi Hendrix

Parece inacreditável, mas o lendário e saudoso Jimi Hendrix recebeu apenas uma única indicação ao Grammy durante sua breve carreira. O astro ainda chegou a perder na 13ª cerimônia da premiação, que foi realizada seis meses após sua morte, na categoria Melhor Performance Instrumental Contemporânea em que estava concorrendo com sua versão de “The Star-Spangled Banner” – o hino dos EUA.

O talentoso guitarrista também foi derrotado postumamente décadas depois ao perder a disputa na categoria Melhor Filme Musical. Assim como o Queen, Hendrix recebeu ao menos o prêmio pelo conjunto de sua obra.

Guns N’ Roses

Outra grande banda que nunca levou um Grammy pra casa é o Guns N’ Roses, algo que fica ainda mais surreal ao lembrarmos que o grupo é dos EUA.

A banda de Axl Rose foi indicada três vezes por Melhor Performance de Hard Rock, mas nenhuma delas por seu emblemático disco Appetite for Destruction (1987), que lançou hits como “Welcome To The Jungle”, “Sweet Child O’ Mine”, “Paradise City” e muitos outros.

O mais próximo que integrantes do Guns estiveram da premiação foi quando o Velvet Revolver, banda formada por Slash, Duff McKagan e Matt Sorum, conquistou um prêmio por “Slither” em 2005.

Patti Smith

A incrível Patti Smith, considerada uma das mulheres mais influentes do Punk Rock, também foi esnobada pelo Grammy ao longo de sua carreira. A artista, que passou a integrar o Hall da Fama do Rock and Roll em 2007, perdeu em 1998 quando disputou em uma categoria do Grammy com Fiona Apple e foi vencida depois por Sheryl Crow em 2001.

Bob Marley

Eterno rei do Reggae, Bob Marley não chegou nem a ter a oportunidade de concorrer em alguma categoria do Grammy. Mesmo tendo lançado 12 discos antes de falecer em 1981, a premiação só incluiu o gênero musical do artista jamaicano na disputa em 1985. Em 2013, Marley foi homenageado na premiação em uma performance que contou com seus filhos Ziggy e Damian.

KISS

O KISS recebeu uma indicação ao Grammy logo no início de sua formação, em sua era clássica, mas nos anos de glória a banda americana foi deixada de lado pela Academia.

O grupo só voltou a receber uma indicação após o lançamento do polêmico disco Psycho Circus, de 1998, que marcou o primeiro projeto do grupo com os quatro membros originais desde Dynasty, de 1979. Porém, eles também perderam o prêmio de Melhor Performance de Rock.

Velvet Underground

Durante seu auge, o incrível Velvet Underground, que se tornou uma banda influente do Rock e da música experimental, foi totalmente ignorado pelo Grammy. Apenas o vocalista Lou Reed, que deixou o grupo em 1970, acabou levando um troféu para casa em 1999 ao vencer na categoria Melhor Vídeo Longo.

Janis Joplin

A estrela do Rock Janis Joplin, que foi destaque do gênero em 1960, não chegou a ser indicada ao Grammy nenhuma vez até o seu falecimento em 1970. Mesmo no ano seguinte, ela perdeu em duas categorias. A intérprete de “Summertime” foi homenageada postumamente pela Academia pelo conjunto de sua obra em 2005.

The Smiths

O The Smiths também integra a lista de artistas que não foram reconhecidos pela Academia do Grammy. A banda britânica de Rock perdeu com seu emblemático disco The Queen Is Dead a categoria Álbum do Ano para Phil Collins em 1986. Líder do grupo, Morrissey chegou a ser indicado como artista solo em 1992 por Your Arsenal, mas também perdeu.

Deep Purple

Apesar de ser dono do hino “Smoke on the Water”, de 1971, o Deep Purple nunca recebeu um prêmio do Grammy, e inclusive nunca foi sequer nomeado pela Academia. A premiação só homenageou a faixa em 2017 ao inclui-la no “Grammy Hall of Fame”, onde são celebradas gravações atemporais.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!