Pitty ao vivo em Salvador
Foto: Stephanie Hahne

O disco Admirável Chip Novo é um marco do Rock brasileiro e Pitty é um ícone da música baiana. Nesta sexta-feira, dia 2 de fevereiro, os fãs vão poder testemunhar o reencontro do disco, da cantora e da cidade em um registro histórico.

ACNXX Ao Vivo em Salvador é o nome do novo álbum e DVD de Pitty, que será lançado pouco mais de 20 anos depois que ela deixou da capital da Bahia com algumas músicas compostas e o sonho de construir uma carreira no Rock.

O show foi gravado em áudio e vídeo no dia 17 de setembro de 2023 no Largo da Mariquita, no bairro do Rio Vermelho, e fez parte da turnê ACNXX, que está rodando o país desde o início do ano passado.

Além de apresentações nos principais festivais do Brasil como The Town, João Rock e Turá, a celebração dos 20 anos rendeu versões em Full HD dos clipes do disco e dois álbuns extras.

São eles Espelhos – Versões Completas de Admirável Vídeo Novo, que conta com covers gravadas por Pitty em 2004, e ADMIRÁVEL CHIP NOVO (RE)ATIVADO, em que a cantora convidou lendas da MPB como Ney Matogrosso, Emicida, Planet Hemp e Sandy para regravar suas faixas.

Mas considerando toda a simbologia de um show em praça pública em Salvador – cidade que, assim como Pitty, viveu tantas transformações em duas décadas – o melhor ainda estava por vir.

Continua após a imagem

Pitty lança “ACNXX Ao Vivo em Salvador”

Capa do disco Pitty Ao Vivo em Salvador
Capa do disco Pitty Ao Vivo em Salvador

Os shows da turnê ACNXX são divididos em 3 atos: a tracklist completa de Admirável Chip Novo, incluindo os clássicos “Máscara”, “Teto de Vidro” e “Equalize”, algumas canções de Espelhos e sucessos de outros períodos da carreira.

No total, o disco Ao Vivo em Salvador tem 22 faixas em quase duas horas de som. Com direção assinada por Pitty, o show conta com um cenário especial feito de tecidos, em vez de telões e efeitos especiais. Acima, você pode ver a belíssima capa do trabalho.

Acompanhada por Martin Mendonça (guitarra), Paulo Kishimoto (baixo) e Jean Dolabella (bateria), a roqueira baiana se emocionou em vários momentos da apresentação em sua cidade natal.

Com exclusividade para o TMDQA!, Pitty disse que o disco é uma realização coletiva da cena Rock de Salvador, que há 20 anos tinha poucos espaços para mostrar sua arte:

Estou muito feliz em lançar esse registro, que vejo como uma conquista coletiva, pensar que esse sonho do rock estar nas ruas de Salvador, em praça pública, se realizou. Sempre foi uma luta para encontrar espaços para tocar rock na cidade e poder fazer um show desses no Rio Vermelho, bairro onde a cena se formou, para uma plateia enorme, provando mais uma vez que nunca foi por falta de público, foi uma emoção muito grande.

Não é só sobre mim, é sobre um estilo musical, sobre uma cena que foi conquistando espaço com muita persistência, muito diletantismo. É sobre todos os que vieram antes e os que ainda virão.

Novo DVD de Pitty terá transmissão na TV

O registro áudio-visual ACNXX Ao Vivo em Salvador foi lançado pela gravadora Deck nos aplicativos de música nesta sexta, 2 de fevereiro, data escolhida especialmente por Pitty por ser o Dia de Yemanjá.

O show também será transmitido na TV pelos canais BIS (no dia 2/2 às 22h) e Multishow (dia 3/2 às 14h30), e ficará disponível no streaming da Globoplay e no YouTube.

Celebração mais que merecida pra essa gigante do Rock nacional!

LEIA TAMBÉM: Amy Lee (Evanescence) se derrete em elogios por Pitty e Rita Lee: “artistas lendárias”

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por @multishow

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!