Homem toca guitarra enquanto passa por cirurgia
Crédito: reprodução

Um homem na Flórida, nos Estados Unidos, resolveu tocar guitarra enquanto era operado no cérebro para a retirada de um tumor de seu lobo frontal direito.

Segundo a Lambgoat, o cidadão se chama Christian Nolen e o caso aconteceu no Sylvester Comprehensive Cancer Center, da University of Miami Miller School of Medicine.

Durante a cirurgia, Nolen, que estava acordado para que suas funções cerebrais fossem continuamente monitoradas, garantindo a proteção de áreas críticas do cérebro, tocou várias músicas, incluindo faixas de Deftones e System Of A Down.

Como você pode conferir no vídeo ao final da matéria, Christian, diagnosticado com o tumor depois de ter problemas na mão esquerda que afetaram seu jeito de tocar guitarra, fica atento aos movimentos de sua mão no instrumento enquanto a operação acontece.

Ao WSVN Miami, Nolen disse que não poderia perder a oportunidade de realizar algo marcante:

Eu só tinha ouvido falar de procedimentos dessa natureza sendo feitos em programas e filmes. Eu senti que era uma experiência tão única que não poderia deixar passar – especialmente com minhas habilidades motoras em jogo. O risco de ser sedado durante todo o procedimento superou qualquer medo ou ansiedade em torno do procedimento em si.

Faria o mesmo?

Homem toca guitarra durante cirurgia no cérebro

Vale reforçar que a localização do tumor, perto de áreas críticas do cérebro, exigiu que a cirurgia fosse realizada com Christian acordado para garantir que as funções vitais não fossem afetadas.

A ideia, ainda de acordo com o veículo, era que o fato de Nolen tocar guitarra durante a operação ajudasse os médicos a terem feedback em tempo real sobre suas habilidades motoras.

A abordagem permitiu à equipe cirúrgica, liderada pelo Dr. Ricardo Komotar, navegar com precisão por regiões essenciais do cérebro.

Em entrevista, Komotar deu mais detalhes sobre o procedimento:

Quando um tumor envolve ou está próximo de uma parte crítica do cérebro – algo que controla a capacidade de falar, compreender a linguagem ou se mover – queremos fazer a cirurgia [com o paciente acordado] para monitorar continuamente o paciente, para que você saiba se começar a violar as funções normais do cérebro.

A gente torce para que tudo siga bem com Christian!

LEIA TAMBÉM: 10 riffs de guitarra que marcaram o ano de 2023

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!