John Frusciante com o Red Hot Chili Peppers em Brasília
Foto por Stephanie Hahne/TMDQA!

Segundo single do quinto álbum do Red Hot Chili Peppers, “Under the Bridge” é uma daquelas músicas instantaneamente reconhecíveis mesmo para quem não é fã de Rock.

A faixa é tão icônica que rendeu alguns dos vídeos mais incríveis da carreira da banda, como em 1991 quando foi tocada em um dos canais de Amsterdam, ou em 2006 quando ganhou uma roupagem acústica para um especial do iTunes.

Agora, graças à volta de John Frusciante ao Red Hot, muitos fãs estão descobrindo um vídeo que destaca a guitarra isolada da canção, que tem uma das introduções mais célebres da história do instrumento.

Frusciante já disse abertamente que a melodia de “Under the Bridge” foi inspirada em um clássico de Jimi Hendrix – a belíssima “Little Wing”, de 1967 – e isso fica evidente no áudio que você pode escutar abaixo!

Guitarra isolada de “Under the Bridge”

A harmonia cheia de sentimento de “Under the Bridge” combina com a letra feita por Anthony Kiedis, que fala sobre a solidão causada pelo vício em drogas, problema que tanto ele como Frusciante enfrentavam na época do álbum Blood Sugar Sex Magik (1991).

O single chegou ao segundo lugar da Billboard Hot 100, melhor marca do Red Hot até então, foi certificado como Ouro em 2008 e recentemente, em 2021, alcançou a incrível marca de 6x Platina, o que significa mais de 6 milhões de unidades vendidas.

Nos comentários do vídeo com a guitarra isolada da canção, muita gente está dizendo que John Frusciante conseguiu transformar acordes simples em um “ritmo mágico”, e que a tonalidade do instrumento é uma das mais difíceis de replicar.

Ouça abaixo e tente não se emocionar!

LEIA TAMBÉM: 5 artistas fora do Rock que foram influenciados pelo Red Hot Chili Peppers

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!