Arctic Monkeys em 2018
Reprodução/YouTube

Ao ler o título desta matéria, a primeira pergunta que deve passar pela sua cabeça deve ser: o que é exatamente o Rock Moderno?

Com o passar do tempo, é verdade que fomos criando cada vez mais subgêneros, e assim fomos descrevendo cada artista e cada lançamento de uma forma mais específica. Em certos momentos acaba ficando até complicado colocar somente um gênero ou sub-gênero em um disco, por exemplo.

Por isso, o Rock Moderno – ou Modern Rock – refere-se a um subgênero do Rock que emergiu principalmente nas últimas décadas do século XX e continuou a evoluir ao longo deste século. “Pulsante” talvez seja uma ótima palavra pra definir o termo, que conta com riffs eletrizantes e letras poéticas rompendo com tradições estabelecidas pelo Rock clássico.

A sonoridade do Modern Rock pode variar amplamente, abrangendo estilos como Rock Alternativo, Indie Rock, Post-Punk, entre outros. Artistas notáveis desse gênero incluem Radiohead, Muse, Arctic Monkeys e Imagine Dragons, cada um trazendo sua própria interpretação do Modern Rock.

Então separamos aqui 10 importantes álbuns lançados em vinil que mostram um pouco do universo que o Rock Moderno pode abranger!

Audioslave – Audioslave

Lançado em 19 de novembro de 2002, o álbum autointitulado do Audioslave marcou a colaboração única entre Chris Cornell e ex-membros do Rage Against the Machine. Este trabalho, enraizado no rock alternativo, captura a essência do supergrupo. O impacto emocional de faixas como “I Am the Highway” e “Show Me How to Live” solidificou o Audioslave como uma força notável no cenário musical.

The Killers – Hot Fuss

Em 15 de junho de 2004, o The Killers lançou Hot Fuss, um álbum que definiu uma era. Com a voz distinta de Brandon Flowers, o álbum apresenta hits como “Mr. Brightside” e “Somebody Told Me”. Hot Fuss é uma explosão de energia cativante e letras envolventes.

Panic! At the Disco – Death of a Bachelor

Lançado em 15 de janeiro de 2016, Death of a Bachelor do Panic! At The Disco é uma exploração audaciosa da criatividade musical de Brendon Urie. Com sua mistura única de influências, o álbum proporciona uma experiência diversificada.

The Strokes – Is This It

Em 30 de julho de 2001, o The Strokes lançou Is This It, um álbum que redefiniu o Rock no início do século XXI. Com sua atitude despojada e riffs viciantes, o álbum capturou a imaginação de uma geração. Hits como “Last Nite” e “Someday” solidificaram a reputação dos Strokes como líderes do renascimento do gênero.

Radiohead – In Rainbows

Em 10 de outubro de 2007, o Radiohead presenteou o mundo com In Rainbows, um álbum que redefiniu as expectativas na era digital. Além de seu modelo de distribuição revolucionário, o disco é uma obra-prima de texturas sonoras e letras evocativas. “15 Step” e “All I Need” são exemplos brilhantes da inovação artística que permeia este trabalho seminal.

Arcade Fire – The Suburbs

Lançado em 2 de agosto de 2010, The Suburbs do Arcade Fire é uma obra-prima que explora a complexidade da vida suburbana. Com uma fusão única de Indie Rock e letras introspectivas, o álbum captura a nostalgia e as inquietações dessa experiência. Faixas como “Sprawl II (Mountains Beyond Mountains)” e a faixa-título “The Suburbs” destacam-se pela profundidade e pela reflexão.

The Lumineers – Cleopatra

Em 8 de abril de 2016, o The Lumineers lançou Cleopatra, um álbum que aprofunda a narrativa poética característica da banda. Com melodias envolventes e letras introspectivas, o álbum cativa os ouvintes. Faixas como “Ophelia” e a faixa-título, “Cleopatra”, revelam a maturidade artística e a habilidade da banda em contar histórias através da música.

The 1975 – The 1975

Lançado em 2 de setembro de 2013, The 1975 da banda homônima é uma introdução envolvente ao som eclético que definiria sua carreira. Com influências que variam do Pop ao Rock, o álbum apresenta a versatilidade do The 1975 através de hits como “The City” e “Settle Down”, que evidenciam a habilidade da banda em criar músicas cativantes e emocionais.

Mother Mother – O My Heart

Em 27 de setembro de 2008, o Mother Mother lançou O My Heart, um álbum que destila a criatividade e a originalidade da banda. Com sua mistura única de Modern Rock e letras intrigantes, o álbum se destaca por meio de faixas como “Hayloft” e “O My Heart”, que juntam a diversidade sonora e lírica e tornam este trabalho memorável.

Arctic Monkeys – Whatever People Say I Am, That’s What I Am Not

Em 23 de janeiro de 2006, o Arctic Monkeys lançou seu álbum de estreia, Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not. Esta obra é uma explosão de energia, capturando a juventude e a vivacidade. Hits como “I Bet You Look Good On The Dancefloor” e “When The Sun Goes Down” definem o tom frenético e cativante deste álbum.

LEIA TAMBÉM: 9 discos de vinil alternativos para aumentar a sua coleção

Clique aqui e veja todo o catálogo de discos de vinil da Amazon para compra em até 12x sem juros no cartão e com 20% de desconto exclusivo do TMDQA!.

Disclaimer: Os preços e estoques podem variar a qualquer momento, pois fazem parte da plataforma da Amazon e condizem com a data de publicação deste post. O Tenho Mais Discos Que Amigos! não tem controle sobre isso.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime
Amazon Music Unlimited – Experimente 3 meses grátis!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!