Green Day é acusado de plagiar Pink em seu novo single
Foto por Foto por James Richards IV (via Brooklyn Vegan) | Foto por Marta Ayora/TMDQA!

O Green Day está vendo seu nome ser bastante comentado nas redes sociais depois de ter liberado seu mais novo single “One Eyed Bastard”, na última sexta-feira (5).

Para a tristeza da banda, a forte repercussão não está relacionada apenas a pontos positivos da música e sim a algumas acusações de plágio, já que muitas pessoas estão apontando que o riff de abertura da nova canção da banda de Billie Joe Armstrong é semelhante à introdução do hit “So What”, lançado em 2008 por Pink.

Durante um programa da estação de rádio de Nova York Z100NewYork, os apresentadores fizeram uma comparação entre o novo single do Green Day e o sucesso de Pink. Porém, de acordo com Billie Joe, o riff de “One Eyed Bastard” surgiu de uma inspiração bastante diferente da que vem sendo apontada. Ele declarou em um comunicado (via NME):

‘One Eyed Bastard’ começou apenas como um riff que eu tinha – um shuffle, quase como um riff do Black Sabbath. Liricamente, eu estava apenas refletindo sobre os momentos ruins da vida.

Essa é a questão da nostalgia: às vezes você pensa: ‘Essa foi uma época horrível’. Todo mundo tem aquele lugar feio na vida no qual tem que lidar com pensamentos feios – pode ser tipo vingança ou algo assim. Felizmente, tenho uma saída na composição.

Você pode comparar as duas músicas ao final da matéria para tirar suas próprias conclusões!

Origem de riff da Pink está ligada a guitarrista de Metal

Vale lembrar que o hino Pop também enfrentou suas próprias comparações na época de seu lançamento. “So What” foi acusada de copiar a música “Black Night”, do Deep Purple, lançada em 1970. A origem da faixa de Pink, no entanto, foi esclarecida pelo produtor sueco Shellback na série This Is Pop:

Eu tive que sair em turnê com minha banda de Metal [Blinded Colony], e nos bastidores na Áustria eu compus um riff de guitarra. Quando cheguei em Estocolmo, mostrei a Max [Martin, produtor], e ele disse: ‘É um gancho muito bom. Grave uma demo com isso’. Fiz uma música com o riff e toquei para Max. Ele disse: ‘Ficou ótimo’. E aí a Pink iria vir compor com ele, e eu só deveria ficar fazendo café e observando, mas ele disse: ‘Pink, quer ouvir a música que o Johan gravou?’. Ela aceitou. Ele tocou para ela, e ela escreveu a letra em 30 minutos. Pensei: ‘Que porra é essa?’. E eles gravaram a música, e eu pensei: ‘Certo, tenho uma música com a Pink’. Acabou virando o primeiro single do álbum dela, e ficou em primeiro lugar em vários países, e eu pensei: ‘Acho que consegui um emprego’.

Em meio a tudo isso, boa parte dos músicos que estão ouvindo toda essa discussão não descartam as semelhanças, mas ironizaram o fato de que se trata apenas de riffs que usam a escala pentatônica menor, um recurso bastante comum principalmente dentro do Rock. Tudo certo, então?!

Novo disco do Green Day

Em tempo, a nova música do Green Day segue o lançamento dos singles “The American Dream Is Killing Me”, “Look Ma, No Brains!” e “Dilemma”, que vão integrar o novo disco da banda norte-americana, Saviors, previsto para ser lançado em 19 de Janeiro.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!