Biografias de músicos e compositores são best-sellers constantes nas prateleiras das livrarias. Além de tudo, de forma geral, artistas são sempre muito polêmicos – então, não há nada mais atrativo do que ler um bom livro sobre os nossos ídolos da música para mergulhar em todas essas histórias!

Anteriormente, já havíamos separado 9 biografias de artistas para dar de presente e agora, logo abaixo, você pode ver mais 13 livros imperdíveis sobre artistas que marcaram gerações!

David Bowie: uma vida em canções

David Bowie - uma vida em canções

Sinopse: Em David Bowie: uma vida em canções, o jornalista da Rolling Stone e fã de Bowie por toda a vida, Rob Sheffield, escreve uma carta de amor ao artista que tocou tantas vidas. Sheffield explora os momentos cruciais da carreira de Bowie, desde sua descoberta do glamrock até Blackstar.

O autor utiliza seu grande conhecimento eclético no campo musical para revisitar todas as fases e todos os momentos marcantes da vida de Bowie por meio de suas turnês, seus álbuns e suas canções. Neste completo retrospecto da carreira do ídolo dedicado tanto aos fãs de longa data quanto àqueles que acabaram de se apaixonar pelo maior astro de todas as galáxias, ele deixa claro por que David Bowie permanecerá, para sempre, inesquecível.

Compre clicando aqui

John Lennon: a vida

John Lennon - a vida

Sinopse: Biografia definitiva de John Lennon – escrita com base em extensa pesquisa e em documentos e depoimentos inéditos de Yoko Ono, Sean Lennon e Paul McCartney – traz revelações surpreendentes sobre o ex-Beatle, desde a infância em Liverpool até seus anos finais em Nova York, onde Lennon foi morto a tiros em 8 de dezembro de 1980.

Compre clicando aqui

Led Zeppelin: Quando os gigantes caminhavam sobre a Terra

Led Zeppelin - Quando os gigantes caminhavam sobre a Terra

Sinopse: Nesta biografia considerada o relato definitivo da carreira meteórica de um dos fundadores da música pesada, o lendário jornalista de rock Mick Wall reúne entrevistas realizadas com os membros do Led Zeppelin ao longo de mais de quatro décadas, uma vasta pesquisa em jornais e revistas, consultas a profissionais e amigos que também fizeram a história da banda e suas próprias recordações de shows e turnês para compor um retrato vívido, muitas vezes polêmico, mas assustadoramente real dos gênios do rock’n’roll que até hoje influenciam gerações de músicos e fãs.

Acompanhando a trajetória de cada membro da banda desde a infância — o catártico Robert Plant, o sombrio Jimmy Page, o multifacetado Paul Jones e o incontrolável John Bonham — Wall resgata histórias de bastidores, desnudando como nunca a intimidade dos músicos muito além dos palcos e dos estúdios de gravação.

Compre clicando aqui

Sabotage: Black Sabbath Nos Anos 70

Sabotage - Black Sabbath Nos Anos 70

Sinopse: Escrito por Martin Popoff, “Sabotage” analisa a primeira década do Black Sabbath, até o final dos anos 70, com uma extensa pesquisa sobre os primeiros oito álbuns da banda. Cada música é analisada em detalhes, com entrevistas inéditas dos integrantes.

Para escrever este livro, Popoff entrevistou Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward, além de outras pessoas que fazem parte da história da banda. “Black Sabbath”, “Paranoid”, “Master of Reality”, “Vol 4”, “Sabbath Bloody Sabbath”, “Sabotage”, “Never Say Die” e “Technical Ecstasy” são álbuns que ajudaram a construir o heavy metal e, música por música, Popoff analisa profundamente cada um deles.

Martin Popoff também fala sobre os problemas da banda com dinheiro e gerenciamento, drogas e bebidas, bem como as turnês, histórias por trás das capas de cada álbum e elementos de produção. O escritor pede para que o leitor leia o livro com fones de ouvido, para uma segunda audição desta série histórica.

Compre clicando aqui

Elvis Presley – Último trem para Memphis

Elvis Presley – Último trem para Memphis

Sinopse: “Elvis Presley: Último Trem para Memphis” é uma obra fascinante escrita por Peter Guralnick, que nos transporta para a vida extraordinária do lendário Rei do Rock. A narrativa meticulosamente detalhada segue Elvis Presley desde suas raízes humildes no sul dos Estados Unidos até sua ascensão meteórica à fama e sucesso mundial. Guralnick não apenas capta a essência da música e da personalidade cativante de Elvis, mas também explora os desafios pessoais e as complexidades de sua jornada.

O livro oferece uma visão envolvente do contexto cultural e social da época, proporcionando uma compreensão mais profunda do impacto duradouro de Elvis Presley na música popular. Com uma prosa envolvente, Guralnick leva os leitores a uma viagem emocionante pelos bastidores da vida do ícone, pintando um retrato autêntico e comovente do homem por trás do mito.

Compre clicando aqui

Dave Grohl: O Contador de Histórias – Memórias de Vida e Música

Dave Grohl - O Contador de Histórias – Memórias de Vida e Música

Sinopse: Não é preciso ser fã do Nirvana ou do Foo Fighters para saber que Dave Grohl é uma das figuras mais queridas e respeitadas da música mundial. De sua entrada na banda punk Scream, no fim da adolescência, até o enorme sucesso do Foo Fighters ― passando pelos estrondosos anos no Nirvana ―, Dave tem uma trajetória marcada por situações bizarras, dores inimagináveis, contratempos descomunais e conquistas ainda maiores. Em O contador de histórias, uma reunião de memórias de todos os períodos de sua vida, ele oferece algo raro: um retrato íntimo e sincero de uma vida extraordinária feita de momentos comuns ― e de outros nem tanto assim.

Repleto de reflexões sobre rock, família, carreira e as encruzilhadas que encontramos na vida, esta autobiografia traz a perspectiva de um dos maiores nomes do rock sobre a fama, em relatos carregados de honestidade, emoção e humor. Da infância até os dias atuais, seja falando de seu amor visceral pela música, de sua conexão com sua cidade natal ou do orgulho que sente das filhas, o músico entrega agora em prosa toda a verdade que encontramos em suas canções.

Conhecemos o músico Dave Grohl. Agora, O contador de histórias apresenta o homem por trás da lenda.

Compre clicando aqui

Kim Gordon: A garota da banda

Kim Gordon - A garota da banda

Sinopse: A badalada autobiografia A garota da banda, de Kim Gordon, chega ao Brasil depois de conquistar público e crítica nos Estados Unidos e na Europa. Fundadora da banda Sonic Youth, ao lado do ex-marido Thurston Moore, Kim Gordon foi baixista e vocalista do grupo por mais de três décadas, além de produtora musical, artista visual, ícone fashion e atriz que continua a influenciar gerações de mulheres. No livro, ela narra sua trajetória com o mesmo estilo visceral e livre de amarras com que se apresenta nos palcos.

E começa de trás para frente, partindo de dois términos entrelaçados: o divórcio do casal e o fim do Sonic Youth, ambos um baque para os fãs. A partir daí, a autora fala de casamento, maternidade, feminismo, de seu background familiar, da paixão pelas artes visuais e, claro, de música, com uma narrativa não linear, mas sempre fascinante.

Compre clicando aqui

Scar Tissue – As memórias do vocalista do Red Hot Chili Peppers

Scar Tissue – As memórias do vocalista do Red Hot Chili Peppers

Sinopse: As cicatrizes reais de uma lenda da música. Considerada pela Rolling Stone como uma das melhores autobiografias de roqueiros de todos os tempos, Scar Tissue expõe a alma de Anthony Kiedis, vocalista do Red Hot Chili Peppers. Kiedis oferece uma história de dedicação e devastação, de intriga e integridade, de imprudência e redenção – uma história que só poderia ter saído do mundo do rock.

Compre clicando aqui

Meu Apetite por Destruição – Sexo, Drogas e Guns N’ Roses

Meu Apetite por Destruição – Sexo, Drogas e Guns N’ Roses

Sinopse: A autobiografia do baterista original do Guns N’ Roses é um conto repleto de sexo, drogas, excessos, laquê e uma intensa batalha de 20 anos contra o vício. O Guns N’ Roses é uma das bandas de rock mais bem-sucedidas do mundo, com aproximadamente 90 milhões de álbuns vendidos. Adler fez parte da formação original, que gravou o clássico álbum de estreia Appetite for Destruction. O baterista viveu intensamente o estilo de vida de um rock star, com um passado infame de sexo, drogas e rock’n’roll que resultou na sua expulsão da banda.

E neste livro, pela primeira vez, Adler conta tudo! Em Meu Apetite por destruição ele revela – com sagacidade e franqueza – sua batalha pessoal contra o vício em drogas (20 anos de vício em heroína e crack), incluindo a ruína financeira que ele enfrentou depois de ter sido chutado da banda e os problemas de saúde que quase tiraram sua vida diversas vezes. Agora limpo e sóbrio, Steven faz o ajuste de contas com sua vida e sua época no Guns N’ Roses, durante a ascensão e queda de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos.

Compre clicando aqui

Janis Joplin – Sua Vida, Sua Música

Janis Joplin – Sua Vida, Sua Música

Sinopse: Escrito por Holly George-Warren, uma das mais respeitadas cronistas da história da música norte-americana, e baseado em um acesso sem precedentes a familiares da cantora, amigos, colegas de banda, arquivos, diários, cartas e entrevistas há muito perdidas, Janis Joplin – Sua Vida, Sua Música é um retrato completo, complexo e gratificante de uma das artistas mais notáveis de todos os tempos, que enfim recebe seu merecido reconhecimento e importância como uma das cantoras mais influentes da história do rock.

Por meio de um estilo radiante e intimista, esta biografia consolida a “Rainha do Rock & Roll” como pioneira musical, alguém que, de fato, rompeu regras; uma mulher rebelde, de personalidade inteligente e complexa, que desafiou todas as convenções de gênero em sua época, abrindo caminho para as mulheres poderem extravasar suas dores e revolta no cenário artístico.

Compre clicando aqui

Eu, Elton John

Eu, Elton John

Sinopse: Elton John é o cantor e compositor de maior e mais duradouro sucesso de todos os tempos. Embalada em altos e baixos, sua vida é extraordinária. Na sua primeira e única autobiografia, ele conta essa história em suas próprias palavras e com a honestidade – e o humor – que lhe é peculiar. Nesses setenta anos, não faltam momentos engraçados e outros tantos de partir o coração. Ele lembra detalhes da sua infância crescendo em um subúrbio de Londres e o relacionamento difícil com os pais.

Compre clicando aqui

Heavier than heaven – Mais pesado que o céu

Heavier than heaven – Mais pesado que o céu

Sinopse: Heavier than heaven – Mais pesado que o céu apresenta a vida singular de Kurt Cobain, o mítico líder do Nirvana, banda que revolucionou o estagnado mundo da música pop no início da década de 1990, com o lançamento do clássico álbum Nevermind. Em capítulos que evoluem em ordem cronológica, Charles Cross traça a vida de Cobain desde sua infância, quando ele morava no interior de um trailer numa cidade perdida do estado de Washington, até a conquista da fama, do sucesso e da adoração de toda uma legião de fãs.

Heavier than heaven revela os dramas familiares que instigaram a criatividade musical de Cobain, a história da geração que moldou seu caráter e sensibilidade, detalhes do vício pela heroína, os planos suicidas e seu estranho e conturbado caso de amor com Courtney Love. Analisando relatos médicos e policiais, e cartas do próprio músico, Charles Cross também revela fatos novos sobre a saúde de Cobain, sua depressão e seus últimos dias.

Compre clicando aqui

Jimi Hendrix por ele mesmo

Jimi Hendrix por ele mesmo

Sinopse: A história do maior guitarrista de todos os tempos contada por ele mesmo em um livro de memórias íntimo, divertido, crítico, poético e musical. Com base em uma pesquisa meticulosa de mais de vinte anos, Alan Douglas, produtor musical e amigo de Hendrix, e o documentarista Peter Neal apresentam esse material em forma narrativa. O resultado é a história de Jimi Hendrix contada por ele mesmo, com suas próprias palavras e do modo que só ele poderia contar. Um relato cronológico que atravessa a vida do músico genial – a escola, o Exército, a contracultura, os anos 60, as drogas, a vida de popstar e a importância da música.

Compre clicando aqui

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!