Livros com playlists? Nova moda viraliza e divide opiniões na internet
Reprodução/Playlists

Não é de hoje que livro e música andam de mãos dadas. A leitura sempre foi capaz de despertar a imaginação e, com certeza, muita gente já mergulhou nas páginas ao som de alguma trilha sonora que julgava apropriada para o momento.

Além disso, Crepúsculo, Cinquenta Tons de Cinza, e tantos outros filmes que surgiram a partir de livros ganharam trilhas sonoras marcantes e espetaculares com músicas exclusivas e adaptações de grandes clássicos, dando ainda mais vida para as experiências contadas nos livros.

Recentemente, uma nova moda vem surgindo nos livros e algumas obras de literatura têm sido publicadas junto com playlists, que podem acompanhar a leitura.

Alguns exemplos viralizaram nas redes sociais e mostram listas de reprodução que vão desde músicas que se encaixam com o enredo dos livros até canções que são citadas na história ou que inspiraram o autor durante a escrita de determinada obra.

As playlists aparecem muitas vezes logo nas primeiras páginas do livro e muitas delas já estão prontas nas plataformas digitais para facilitar a busca do leitor.

Livros com playlists viralizam e dividem opiniões

Como tudo na vida, a novidade tem dividido opiniões nas redes sociais. Enquanto algumas pessoas preferem ler um livro sem nenhuma distração, outras tomaram gosto pelo novo formato e têm exaltado essa forma de mergulhar ainda mais na visão do autor.

Após um internauta colocar em sua conta do Twitter uma foto como exemplo de uma playlist que foi incluída em um livro, que não teve seu nome revelado, muitas pessoas começaram a expor suas opiniões sobre a ideia.

Um usuário do Twitter compartilhou o post, questionando:

O mundo está avançando tão rápido. Como vocês podem se concentrar nas palavras quando uma música com palavras está tocando?

Outros têm apontado que a ideia é tão desagradável que já preferem nem perder tempo lendo a obra, enquanto algumas pessoas afirmam que conseguem entender logo de cara qual a vibe do livro a partir das músicas escolhidas e, assim, definir se irão avançar naquela leitura ou não.

Porém, nem todos são contra a inclusão das playlists. Enquanto alguns apontam que isso era feito com frequência por pessoas que escreviam “fanfics” na internet, outros falaram sobre os pontos positivos das listas:

A tradução para o inglês do mangá ‘Evangelion’ tinha uma lista de reprodução e foi responsável por me interessar por tanta música aos 14 ou 15 anos, incluindo minha música favorita de todos os tempos, então espero que alguém descubra boa música dessa maneira também.

Outro internauta compartilhou sua opinião pensando nos dois lados da presença das playlists nos livros:

Na verdade, acho que o conceito disso é muito legal. Às vezes, a música pode invocar uma sensação elevada de emoção e significado por trás do que você está lendo, mas, ao mesmo tempo, ter a lista de reprodução pode estragar a história ou dar uma ideia sobre o que a história fala.

E você, o que acha dessa ideia?

Exemplos de livros com playlists

Se você se interessou pela nova ideia, as redes sociais trouxeram algumas sugestões de livros que possuem listas de reprodução:

  • Sofia Lapuente e Jarrod Shusterman – Retro
  • Lauren Asher – The Fine Print
  • Carrie Leighton – Better. Collisione
  • April Dawson – Next to You / Still Broken / Up All Night

Aqui no Brasil, destacamos uma lista montada pelo site Casos, acasos e livros que aponta mais algumas obras com playlists literárias:

  • Kim Holden – Raio de Sol
  • Jenny Han – P.S.: Ainda Amo Você
  • Jessica Soresen – O Segredo de Ella e Micha
  • J.A. Redmerski – Entre o Agora e o Nunca
  • Coleen Hoover – Métrica
  • Michelle Falkoff – A Playlist de Hayden

Abaixo, você confere algumas fotos de como essas playlists são impressas nos livros em questão!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!