Leitores do New York Times elegem os melhores livros de 2022
Divulgação

Sugestões de bons livros são sempre bem-vindas, não é mesmo?

Com o final do ano se aproximando, o New York Times convocou seus leitores a compartilharem os livros favoritos, novos e antigos, que foram lidos por eles em 2022.

O portal separou 16 obras de diferentes gêneros e compartilhou uma lista com os comentários de seus leitores. Além dos que aparecem abaixo, entraram na seleção “Hello Molly!”, de Molly Shannon; “Sandy Hook: An American Tragedy and the Battle for Truth,” de Elizabeth Williamson; “Matrix,” de Lauren Groff, “Gay Bar: Why We Went Out” de Jeremy Atherton Lin e “One Hundred Years of Solitude” (Cem Anos de Solidão), de Gabriel García Márquez.

Também foram incluídos na lista “Crying in H Mart,” de Michelle Zauner, “Natural History,” de Carlos Fonseca; “Eighty-Sixed,” de David B. Feinberg; “The Indomitable Florence Finch: The Untold Story of a War Widow Turned Resistance Fighter and Savior of American POWs,” de Robert J. Mrazek; “Lucy by the Sea”, de Elizabeth Strout e The Story of the Lost Child (A História da Criança Perdida), de Elena Ferrante.

Confira alguns comentários abaixo ou veja a matéria original na íntegra por aqui!

Lessons in Chemistry de Bonnie Garmus

Este livro, que em português você encontra como Lições de Química, conta a história de Elizabeth Zott, uma brilhante cientista que vê sua vida mudar quando se torna a estrela de um programa de culinária na televisão. A leitora Mary Logan Rothschild comentou:

Acho que nunca ri alto tantas vezes enquanto lia um romance. Por mais hilária que fosse, ‘Lessons in Chemistry’ tem em seu cerne uma mensagem feminista profundamente importante de como o sexismo e a misoginia frustraram muitas mulheres nas décadas de 1950 e 1960, quando elas tinham inteligência e habilidades para dar ao mundo. Ser capaz de escrever uma mensagem feminista tão forte em um livro verdadeiramente engraçado é uma conquista notável!

Tomorrow, and Tomorrow, and Tomorrow de Gabrielle Zevin

O livro, que em português foi traduzido como Amanhã, amanhã, e ainda outro amanhã, aborda a trama de dois amigos – que sempre se amaram, mas nunca foram amantes – que se unem em uma parceria criativa na indústria dos videogames, um mundo que lhes traz fama, felicidade, tragédia, dúvidas e, de certa forma, imortalidade. O leitor Jake Carson Steinberg declarou:

O romance de Gabrielle Zevin é exatamente o tipo de livro que eu sempre quis receber na escola; é vívido e perspicaz, mas não fica atolado em uma prosa excessivamente indulgente. É uma história sentimental sobre amor, trabalho e amizade, significativamente ambientada no cenário dos jogos – um assunto que a ficção muitas vezes trata como um truque narrativo, objetivamente correlato ou com algum outro dispositivo transitório. Em vez disso, ‘Tomorrow, and Tomorrow, and Tomorrow’ usa videogames para explorar a natureza de seus personagens principais, manifestando uma história saturada com tanta complexidade que é possível ler várias vezes – e faz meu coração doer todas as vezes.

Honey and Spice de Bolu Babalola

O romance de estreia de Bolu Babalola é centrado em uma jovem negra britânica que não tem interesse no amor e inesperadamente se vê envolvida em um relacionamento falso com o homem que ela avisou a suas filhas. Sobre o livro, Anna-Maria Poku detalhou:

Este livro parecia comigo. Tendo frequentado uma universidade britânica com uma grande comunidade afro-britânica (muito parecido com os personagens Kiki e Malakai em sua sociedade, Blackwell), ler sobre tudo o que existia em seu mundo enquanto sua história acontecia era nada menos que incrível. Tudo sobre a maneira como a história se movia e fluía era tão familiar. Eu senti que vivi e para mim, é por isso que eu leio – para me ver nas páginas e aproveitar o conhecimento que eu *obtenho*. Esta foi uma dessas leituras.

Além disso, é definitivamente o meu favorito, porque você pode sentir o cuidado e a consideração envolvidos na criação de personagens muito realistas. Como uma grande amante, ajudou que todo o livro literalmente sangrasse romance e alegria negra e excelência. Totalmente digno de desmaio.

The Family Roe: An American Story de Joshua Prager

Este livro é um relato biográfico de Norma McCorvey, conhecida como Jane Roe na decisão histórica de 1973 da Suprema Corte dos EUA, que como falamos anteriormente foi revogada este ano e retirou o direito ao aborto no país.

A história da obra foi desenvolvida após centenas de horas que o jornalista Joshua Prager passou com Norma. O leitor Ira Kantor falou sobre o livro:

Embora este trabalho poderoso tenha sido lançado antes de Roe v. Wade ser derrubado pela Suprema Corte, seu conteúdo nunca foi tão relevante. Este é um trabalho magistral de jornalismo que também transmite uma história muito humana. Não apenas aprendemos a história de Norma McCorvey (também conhecida como Jane Roe), mas também vemos outras pessoas diretamente impactadas por sua história e pelo termo “aborto” – seja em contextos legais, médicos ou de defesa. Este livro também fará você passar por toda a paleta de emoções: empatia, tristeza e raiva incluídas.

Killers of a Certain Age de Deanna Raybourn

O livro conta a história de quatro amigas que passaram suas vidas como assassinas de uma organização internacional clandestina e que, ao completarem sessenta anos, não querem simplesmente se aposentar ou morrer. A leitora Erica Woods comentou:

Não estou entrando graciosamente nos meus 50 anos. As coisas começaram a doer, os relacionamentos estão começando a se desgastar e meus filhos estão precisando de mim cada vez menos. Estou me sentindo um pouco invisível.

Neste livro, quatro mulheres com mais de 60 anos se recusam a se tornar invisíveis ou morrer. O livro é uma maravilhosa volta ao mundo e uma brincadeira divertida, vista pelos olhos de mulheres com experiência e vidas plenas.

O livro me fez pegar minha lista de desejos e começar a repensar essa bobagem de ‘invisibilidade’!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!