Biografias de Artistas da Música
Biografias de Artistas da Música

Desde Michael Jackson até Britney Spears, passando ainda por artistas que marcaram a indústria nacional como Rita Lee, Elis Regina e Caetano Veloso, nesta lista você vai encontrar nove ótimas biografias para se salvar no amigo secreto ou presentear uma pessoa querida neste Natal.

As biografias best-sellers te levam para um mergulho fascinante pelas vidas de figuras icônicas que ecoaram através das gerações e contam detalhes da vida pessoal e profissional revelando os altos e baixos de carreiras que alcançaram milhões de pessoas.

Veja 9 que o TMDQA! recomenda logo abaixo e garanta aquele presente de Natal de última hora!

Michael Jackson – Intocável

Sinopse: Tendo como ponto de partida os dias finais do Rei do Pop no rancho Neverland, Intocável conduz o leitor pelos quatro últimos anos de Michael Jackson, conforme ele viajava o mundo – da Califórnia para o Oriente Médio, depois Irlanda, Ásia, Costa Leste e Las Vegas -, na tentativa recuperar sua fortuna e reputação com um novo disco e uma série de cinquenta megashows, para os quais ele ensaiou até um dia antes de sua morte.

Sullivan também investiga o passado de Jackson, revelando um homem tão ingênuo quanto astuto, um pai dedicado cujas atitudes com os filhos geraram polêmicas mundiais, um empresário ardiloso que atingiu o auge muito cedo para depois quase derrubar uma megacorporação, um narcisista inveterado que, mais do que tudo, desejava uma vida tranquila, solitária e normal.

Do estrelato precoce com o Jackson 5 à derradeira queda, passando pela difícil relação com a família e os muitos escândalos públicos que marcaram sua carreira, Intocável jamais deixa de lado o gênio artístico de Jackson, seu pioneirismo musical e tecnológico e os incríveis passos de dança que marcaram e seguem marcando gerações.

Valendo-se de dados inéditos sobre a vida financeira de Jackson, bem como sobre as acusações de pedofilia que manchariam irremediavelmente sua carreira, além de acesso exclusivo a figuras do círculo íntimo do cantor, o autor traça o mais completo (e complexo) retrato de Michael Jackson, um homem de inúmeras contradições que segue, a despeito de tudo, no seu trono de Rei do Pop.

Clique aqui para comprar

Rita Lee: Outra autobiografia

Sinopse: “(…) quando decidi escrever Rita Lee: Uma autobiografia (2016), o livro marcava, de certo modo, uma despedida da persona ritalee, aquela dos palcos, uma vez que tinha me aposentado dos shows. Achei que nada mais tão digno de nota pudesse acontecer em minha vidinha besta. Mas é aquela velha história: enquanto a gente faz planos e acha que sabe de alguma coisa, Deus dá uma risadinha sarcástica.”

Rita Lee

Rita pode ter tido de tudo, menos uma “vidinha besta”. E os últimos anos foram, sim, desafiadores. Ao mesmo tempo que o mundo passava por uma pandemia, ela foi diagnosticada com câncer no pulmão. Em um texto franco, ora cru e chocante, ora cheio de ironias, ora sutil e amoroso, Rita Lee não poupa detalhes de seu tratamento. Fala também da rotina, dos avisos do Universo, de seres de luz e dos caminhos que a vida tomou.

Com franqueza e honestidade ― marcas registradas de sua escrita ―, ela pariu um novo livro autobiográfico que vai mexer profundamente com o leitor. Nossa compositora maior está, sem dúvida, no panteão literário entre os grandes escritores. Ao nos entregar este livro, Rita é tomada de uma coragem que só não é superior ao amor que tem por seu público. Afinal, ela quis contar a ele, tim-tim por tim-tim, o que se passou. Viva Rita!

Clique aqui para comprar

Bruce Dickinson: Uma Autobiografia

Sinopse: Com mais de 40 anos na estrada e 90 milhões de álbuns vendidos, o Iron Maiden se firmou como uma dais maiores, mais sólidas e mais influentes bandas de rock de todos os tempos. Para milhões de fãs, essa trajetória de sucesso está diretamente associada a um nome e uma voz: Bruce Dickinson, vocalista e líder do grupo há 30 anos.

Mas, para além das performances lendárias, Bruce é um homem de muitos talentos. Ele é piloto e empreendedor da aviação, cervejeiro, palestrante, roteirista, escritor com dois livros publicados, apresentador de rádio, ator de TV e exímio esgrimista ― ou seja, uma pessoa absolutamente singular.

Conhecido por não falar da vida pessoal, Bruce compartilha em Para que serve esse botão? os detalhes de suas memórias extraordinárias, desde eventos marcantes de sua infância até a recente batalha contra um câncer na garganta. Com bastidores e curiosidades inéditos e dois encartes de fotos, o livro foi escrito à mão por Bruce em sete cadernos ao longo de dois anos de turnês. Leitura indispensável para fãs do Iron Maiden, curiosos sobre música, amantes de biografias ou de trajetórias inspiradoras.

Clique aqui para comprar

Freddie Mercury – A biografia definitiva

Sinopse: Freddie Mercury dispensa apresentações. Mas o que há por trás desse mito do rock? Como ele era nos bastidores? Como foi sua infância e por que ele a escondeu tão bem?

Freddie era uma figura pouco convencional no meio do showbiz. Carente, inseguro, com uma forte personalidade, fã de ópera, mitologia e astrologia, Farrokh Bulsara, também conhecido como Freddie Mercury, é uma figura que merece ser conhecida de perto. Freddie Mercury: A biografia definitiva é uma ótima oportunidade para isso.

De longe, Freddie Mercury era um roqueiro carismático, talentoso, extravagante e performático. De perto, era o oposto: dono de um temperamento infantil e em constante crise com sua aparência e seu passado. Originário da exótica Zanzibar, havia muitos caminhos para Farrokh Bulsara seguir.

Mas quis ele – com a ajuda do destino – se tornar Freddie Mercury, considerado por muitos o maior vocalista da história do rock. À frente do Queen por mais de vinte anos, ele emplacou sucessos, participou de festas homéricas, lotou estádios, se envolveu em romances e marcou a música para sempre.

A verdade é que existem vários “Freddies” entre o Mercury e o Bulsara. Para falar sobre eles, só mesmo quem o conheceu de perto. Amigos, amores, companheiros de banda, empresários e, claro, a jornalista Lesley-Ann Jones, autora deste livro.

Ela foi amiga íntima não só de Freddie, mas também daqueles próximos a ele, o que lhe permitiu ter livre acesso a todos que fizeram parte da trajetória do Queen. Trajetória que é narrada nas páginas e no encarte de fotos deste livro de forma intensa, pessoal e sem pudores.

Clique aqui para comprar

Miles Davis – A Autobiografia

Sinopse: Miles Davis foi um dos músicos mais importantes e influentes do mundo. Nesta autobiografia, ele solta o verbo sobre sua vida extraordinária.

Miles Davis: A Autobiografia, assim como o próprio Miles, não esconde nada. Ele fala franca e abertamente sobre seu vício em drogas e como o superou. Condena o racismo com que se deparou na indústria musical e na sociedade norte-americana como um todo. E retrata as mulheres de sua vida.

Mas, acima de tudo, nesta grande conversa com o leitor, Miles fala de música e de músicos, incluindo as lendas com quem tocou ao longo dos anos: Charlie Parker, Dizzy Gillespie, John Coltrane, Charles Mingus e muitos outros.

O homem que nos deu algumas das obras musicais mais excitantes do século 20 nos apresenta aqui uma autobiografia envolvente e fascinante, que conta com uma discografia concisa e 32 páginas de fotos.

Clique aqui para comprar

Caetano: Uma biografia

Sinopse:  Esta é uma biografia completa de um dos artistas mais emblemáticos da música popular brasileira: Caetano Veloso. Resultado de uma pesquisa de vinte anos dos autores, conta a trajetória do grande músico desde a infância até a atualidade, apresentando inúmeras passagens ainda desconhecidas do público. Para escrever a obra, Carlos Eduardo Drummond e Marcio Nolasco realizaram mais de 150 entrevistas, com amigos de infância, professores, familiares (incluindo a mãe do cantor, Dona Canô, e todos os irmãos), músicos, profissionais do meio artístico e celebridades. Um livro que permite conhecer em detalhes, e com isenção, vida e obra deste importante ídolo nacional.

Clique aqui para comprar

Britney Spears: A mulher em mim

Sinopse:  “A mulher em mim” é uma história corajosa e surpreendentemente comovente sobre liberdade, fama, maternidade, sobrevivência, fé e esperança. Em junho de 2021, o mundo inteiro ouvia Britney Spears falar, publicamente, em uma corte perante uma juíza. O impacto ao compartilhar a sua voz ― a sua verdade ― foi inegável e mudou o curso tanto de sua vida como a de inúmeras outras pessoas. A mulher em mim revela pela primeira vez a incrível jornada e a força interior de uma das maiores artistas da história da música pop. Extraordinariamente escrita de forma sincera, direta e humorada, a inovadora autobiografia de Britney Spears esclarece o poder duradouro da música e do amor ― e a importância de uma mulher contar a sua própria história, em seus próprios termos, finalmente.

Clique aqui para comprar

Amy Winehouse – Mais forte que ela

Sinopse: Inquieta, dramática e sempre em busca de ação e atenção, desde a infância Amy Winehouse demonstrou rebeldia e inteligência. A garota que cresceu cercada de música – o jazz do pai, o folk da mãe e a própria incursão pelo hip-hop – soube desde muito cedo que queria fazer arte à sua maneira. Ceder à vontade alheia e cumprir com as regras não estava em seus planos. Tudo nela era atrevido e único, a começar por sua voz, que a lançou ao estrelato, tornando-a um mito. Esta biografia lindamente ilustrada conta sobre sua vida breve e intensa, suas influências e preferências musicais, seus livros, discos e filmes preferidos, sua maneira de compor, suas histórias, seus sonhos, medos e mágoas. E é também uma homenagem à sua arte e ao seu legado.

Clique aqui para comprar

Elis: Uma biografia musical

Sinopse: O músico e jornalista Arthur de Faria ilumina, nesta biografia, o gênio artístico da maior cantora brasileira de todos os tempos. O autor se detém nos anos de formação da menina Elis Regina em Porto Alegre antes narrar sua explosão nacional. Desfaz mitos de sua trajetória. Relata episódios saborosos ou dramáticos de suas parcerias e brigas. Fala de sua vida pessoal sem cair no sensacionalismo. E compartilha conosco, com bom-humor e ouvido apurado, uma interpretação original de tudo que ela nos legou, da mais obscura canção ao espetáculo mais deslumbrante.

Clique aqui para comprar

Mais biografias de Rock

Clique aqui para ver todas as biografias de rock disponíveis para compra.

Disclaimer: Os preços e estoques das biografias podem variar a qualquer momento, pois fazem parte da plataforma da Amazon e condizem com a data de publicação deste post. O Tenho Mais Discos Que Amigos! não tem controle sobre isso.

VEJA TAMBÉM:

Discos de vinil com desconto

Clique aqui e veja todo o catálogo de discos de vinil da Amazon para compra em até 12x sem juros no cartão e com 20% de desconto exclusivo do TMDQA!.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!