Aerosmith em Moscou, 2014
Foto do Aerosmith via Shutterstock

A gente não duvida que a vida dos rockstars é repleta de aventuras e situações inusitadas, e o Aerosmith carrega uma história muito curiosa por trás da composição de “Walk This Way”, um dos maiores hits da banda.

Como lembrou o Setlist.fm, a música foi escrita e gravada para o terceiro disco do grupo liderado por Steven Tyler, o icônico Toys in the Attic (1975), e tudo se deu quando o baterista Joey Kramer apresentou ao guitarrista Joe Perry o grupo funk de Nova Orleans The Meters, cujo álbum Rejuvenation (1974) foi classificado duas vezes pela Rolling Stone como um dos 150 melhores discos de todos os tempos.

Impactado pelo que tinha visto ao vivo, Perry encarou um voo para Honolulu em Dezembro de 1974, pois o Aerosmith tinha um compromisso de agenda e abriria o show dos canadenses do The Guess Who.

Aliás, naquela ocasião, a maioria dos fãs supostamente estava lá para ver a banda de Tyler, que viu Perry puxar o riff de abertura de “Walk This Way” durante a passagem de som e tentou, literalmente, entrar no ritmo das notas que ele estava escutando.

Em entrevista ao The Wall Street Journal, ele descreveu o surgimento daquilo que viria a ser o grande hit e explicou que foi tão afetado pelo riff que chegou a sentar na bateria para tentar acompanhá-lo:

Quando ouvi Joe tocando aquele riff durante a passagem de som, corri e sentei atrás da bateria e tocamos. Eu fiz um rascunho da batida e senti a música. Joe e eu fazíamos isso o tempo todo quando estávamos compondo. Eu era originalmente um baterista, então, tocar junto com o riff de Joe me deu uma vibração extra ao escrever as letras. Eu espalhei palavras sem sentido inicialmente para sentir onde as letras deveriam ir antes de adicioná-las mais tarde.

Continua após o vídeo

A origem inusitada de “Walk This Way”

Pouco tempo depois, a banda estava em estúdio em Nova York gravando Toys in the Attic e, durante uma sessão do filme O Jovem Frankenstein (1974), de Mel Brooks, o Aerosmith ficou marcado por uma fala de Marty Feldman, que vive na história o personagem Igor e pediu ao Dr. Frankenstein em determinada cena para que ele “andasse por aqui” — “walk this way”, em tradução literal.

Quando a banda voltou ao estúdio, o produtor Jack Douglas, que assistiu ao filme junto com os integrantes, disse:

Ei, ‘Walk This Way’ pode ser um ótimo título para a música.

E assim surgiu o hit que, mais tarde, chegou a ser regravado pelo RUN DMC, reforçando ainda mais a potência do riff que começou a ser esboçado lá naquela passagem de som para o show com o The Guess Who quase 50 anos atrás.

Interessante, né? Relembre a parceria do Aerosmith com o RUN DMC ao final da matéria!

Turnê de despedida do Aerosmith

Em tempo, a gente te contou aqui que o Aerosmith precisou adiar todos os shows da turnê de despedida Peace Out devido à lesão que Steven Tyler sofreu nas cordas vocais.

As apresentações devem acontecer em algum momento de 2024, quando o vocalista já estiver totalmente recuperado do problema de saúde.

LEIA TAMBÉM: Barbra Streisand revela que foi a inspiração por trás do maior hit do Aerosmith

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!