Ao reunir 65 mil pessoas neste sábado (16), com direito à presença na plateia de figuras ilustres da MPB como Gilberto Gil, Jards Macalé e Milton Nascimento, o britânico Paul McCartney fez um show histórico no Maracanã.

Esta foi a primeira apresentação do ex-integrante dos Beatles no Rio de Janeiro desde sua passagem em 2014 pela Jeunesse Arena, na época chamada de HSBC Arena, e literalmente não poderia ter sido melhor.

Pontualmente às 21h, o cantor deu início à performance que encerrou a perna brasileira da “Got Back Tour” após mais de duas semanas pelo país. A música que abriu o show foi “Can’t Buy Me Love”, fazendo todos os fãs vibrarem juntos, desde adolescentes até idosos em uma linda mistura geracional de arrepiar.

Carismático e cheio de energia, McCartney seguiu o setlist com “Junior’s Farm” e “Letting Go”, ambas do Wings, grupo que ele formou após a dissolvição dos Beatles. Em um de seus primeiros contatos com o público, Paul avisou que arriscaria algumas palavras no nosso idioma – e realmente parece ter investido na missão.

“Essa noite vou tentar falar um pouco de português. Um pouquinho,” prometeu o lendário músico, que ainda chamou a plateia de “cariocas” e mandou o já conhecido “o pai tá on”.

Continua após o vídeo

Em mais um dia de altas temperaturas na cidade, Macca conduziu os fãs em estado de intensa empolgação por meio de sucessos dos Beatles como “She’s a Woman“, “Got to Get You Into My Life” e “Getting Better” intercalados por outras canções do Wings como “Let Me Roll It” e “Let ‘Em In”.

No repertório também não faltaram faixas mais recentes de sua carreira solo como “Come On to Me”, além das mais antigas como “Maybe I’m Amazed”, do disco McCartney (1970).

Paul McCartney fechou turnê brasileira com show no Maracanã

Antes de “My Valentine”, Paul dedicou a canção a Nancy Shevell, sua esposa que veio ao Brasil com ele e estava assistindo ao show no Maracanã.

Depois de apresentar mais hits como “I’ve Just Seen a Face” e “Love Me Do”, Macca dividiu a atenção do público com o baterista Abe Laboriel Jr, que fez uma dancinha envolvente enquanto o restante da banda executava “Dance Tonight” apenas com o som de seu bumbo.

Vale lembrar que, além do simpaticíssimo Abe, que ganhou a plateia em diversos momentos com suas expressivas caras e bocas, a competente banda de McCartney é formada por Paul “Wix” Wickens (teclados), Brian Ray (baixo/guitarra) e Rusty Anderson (guitarra), além do trio de metais Hot City Horns, composto por Paul Burton (trombone); Kenji Fenton (saxophone) e Mike Davis (trompete).

Continua após o vídeo

Macca homenageou John Lennon e George Harrison

Após uma arrepiante performance de “Blackbird”, Paul celebrou a memória de John Lennon ao cantar “Here Today”, tendo, mais tarde, incluído até um “dueto” com o falecido companheiro de grupo durante a execução de “I’ve Got a Feeling”.

Também houve homenagem de McCartney a George Harrison quando foi apresentada a emocionante “Something”, canção escrita pelo guitarrista morto em 2001 para o álbum Abbey Road (1969).

A apresentação ainda teve dedicatórias em “Jet”, para Denny Laine, parceiro de Paul no Wings que faleceu em 5 de Dezembro, e em “Get Back”, para o diretor de cinema Peter Jackson, responsável pelo documentário em três partes que leva o nome da música e está disponível no catálogo do Disney+.

Continua após o vídeo

Apresentação de Paul McCartney foi transmitida ao vivo

Aliás, o serviço de streaming transmitiu o show quase em tempo real e quem não pôde comparecer ao espetáculo ao menos teve a oportunidade de testemunhar aqueles momentos históricos, com destaque para a divertida festa com balões coloridos durante “Ob-La-Di, Ob-La-Da” e os tradicionais cartazes com o “Na Na” em “Hey Jude”.

A reta final do show foi completamente apoteótica com a contagiante “Birthday”, a catártica fusão de “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” e “Helter Skelter” e a dobradinha envolvente de “Golden Slumbers” e “Carry That Weight”, seguida pela despedida inevitável com “The End”.

Continua após o vídeo

Ao saudar o caloroso público carioca pela última vez, McCartney deixou claro que sua aposentadoria, provavelmente, ainda está longe de acontecer e prometeu retornar em breve.

Quem estava presente no Maracanã não deve duvidar da promessa – afinal, impressiona a qualquer um o nível de vitalidade de Paul do alto de seus 81 anos. A gente, claro, o aguarda mais uma vez.

Confira fotos e o setlist do show logo abaixo!

LEIA TAMBÉM: TMDQA! Entrevista: Rusty Anderson e a vida do guitarrista que vai muito além da banda de Paul McCartney

Setlist Paul McCartney no Maracanã:

1. “Can’t Buy Me Love” (Beatles)
2. “Junior’s Farm” (Wings)
3. “Letting Go” (Wings)
4. “She’s a Woman” (Beatles)
5. “Got to Get You Into My Life” (Beatles)
6. “Come On to Me”
7. “Let Me Roll It” (Wings)
8. “Getting Better” (Beatles)
9. “Let ‘Em In” (Wings)
10. “Nineteen Hundred and Eighty-Five” (Wings)
11. “Maybe I’m Amazed”
12. “My Valentine”
13. “I’ve Just Seen a Face” (Beatles)
14. “In Spite of All the Danger” (The Quarrymen)
15. “Love Me Do” (Beatles)
16. “Dance Tonight”
17. “Blackbird” (Beatles)
18. “Here Today”
19. “New”
20. “Lady Madonna” (Beatles)
21. “Jet” (Wings)
22. “Being for the Benefit of Mr. Kite!” (Beatles)
23. “Something” (Beatles)
24. “Ob-La-Di, Ob-La-Da” (Beatles)
25. “Band on the Run” (Wings)
26. “Get Back” (Beatles)
27. “Let It Be” (Beatles)
28. “Live and Let Die” (Wings)
29. “Hey Jude” (Beatles)
Bis:
30. “I’ve Got a Feeling” (Beatles)
31. “Birthday” (Beatles)
32. “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” (Beatles)
33. “Helter Skelter” (Beatles)
34. “Golden Slumbers” (Beatles)
35. “Carry That Weight” (Beatles)
36. “The End” (Beatles)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!