Roger Waters imita nazista em show na Alemanha e é investigado
Reprodução/Twitter

Não é de hoje que Roger Waters é acusado de antissemitismo, mas a cobrança em cima do músico a respeito da questão deu uma aumentada nos últimos tempos.

Em evidência por conta de mais uma turnê, que inclusive vem acontecendo justamente em meio à guerra entre Israel e Palestina, Waters ganhou a defesa de seu filho mais velho, Harry Waters.

Ao conversar com a Rolling Stone, o multi-instrumentista de 47 anos reforçou que o pai não é antissemita (pessoa que odeia judeus) e afirmou que muita gente tem o hábito de interpretá-lo da forma errada (via Igor Miranda):

Não é verdade que ele seja antissemita. As pessoas confundem ser contra o governo israelense e ser contra Benjamin Netanyahu [primeiro ministro de Israel] com ser antissemita.

Ele ainda falou sobre o polêmico uniforme da SS que era utilizado por Waters como parte de sua performance e que foi substituído por uma camisa de força em shows mais recentes da turnê:

As pessoas dizem: ‘oh, ele veste um uniforme da SS [dos soldados nazistas] e usa uma estrela de David no porco [nos shows]’ e eu só quero dizer ‘seus idiotas, ele faz isso há 40 anos. É uma sátira. Há também uma placa da Mercedes, uma foice e um martelo e um cifrão no porco. Ele está mostrando todos os males do mundo. Mas as pessoas confundem isso e pensam que ele é um antissemita, o que é realmente estúpido.

Será que a fala convence os críticos?

Filho de Roger Waters defende o pai sobre antissemitismo

Ainda na entrevista, Harry demonstrou que segue uma linha bem diferente do ex-baixista do Pink Floyd e adota um tom mais ameno com relação aos conflitos pelo mundo:

Percebi que muito do que ele diz é inflamatório, pelos motivos certos ou pelos motivos errados. Mas não sei o suficiente sobre a situação para expor as minhas ideias. Não sei se ele está certo ou errado, mas ele é muito inteligente. E eu sei que ele lê muito sobre tudo. Não tenho interesse em discutir publicamente minhas opiniões como ele faz. Eu não fico acordado e perco o sono à noite por causa de coisas que fazem com que ele perca o sono.

Vale lembrar que Harry fez parte da banda de Roger por bastante tempo, assumindo os teclados, órgão, piano, sintetizadores e ocasionalmente violões entre 2002 e 2016.

Roger Waters esteve com Lula antes de shows no Brasil

Entre Outubro e Novembro, o ex-Pink Floyd veio ao Brasil para a extensa passagem da turnê This Is Not a Drill por aqui. Antes da primeira apresentação, em Brasília, Waters encontrou o Presidente da República Lula, provocando mais uma vez sua boa relação com o político.

Em 2018, durante sua tour anterior, o artista britânico havia tentado falar com o governante do país, na época preso em Curitiba, mas a Justiça impediu que a reunião dos dois acontecesse.

LEIA TAMBÉM: As 8 músicas preferidas de Roger Waters, lenda do Pink Floyd

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!