Roger Waters, do Pink Floyd
Foto por Kate Izor

Roger Waters se consagrou como um verdadeiro ícone do Rock depois de ter mudado a história da música ao lado do Pink Floyd e com sua lendária carreira solo, que continua fazendo o artista pegar a estrada aos 80 anos de idade.

Para se tornar um dos maiores baixistas, compositores e personalidades musicais de todos os tempos, Waters foi reunindo em sua bagagem um número considerável de influências da música que se refletem até hoje em sua maneira de criar novas canções.

Durante sua participação no programa Desert Island Discs da BBC há alguns anos, Roger compartilhou algumas de suas músicas favoritas, como resgatou a revista Far Out.

Roger Waters citou músico brasileiro entre influências

A primeira escolha de Waters serviu como um spoiler do caminho que sua lista iria seguir. Citando “Helpless” de Neil Young, o baixista explicou:

Há honestidade e verdade em tudo o que ele fez. Você sente a integridade e a paixão do homem. Posso sentir os cabelos da minha nuca se arrepiando agora lembrando da pureza com que ele atinge as primeiras notas dessa música. É extraordinariamente comovente e eloquente.

Comprovando que sua seleção formaria uma lista bastante eclética de artistas, Roger falou sobre o trabalho de Leonard Cohen, artista com o qual ele terminou se encontrando diversas vezes durante as turnês do Pink Floyd:

Leonard Cohen e Bob Dylan foram os dois homens que nos permitiram acreditar que havia uma porta aberta entre a poesia e as letras das músicas. Essa música dele, ‘Bird On The Wire’, é tão simples, tão comovente, tão brilhante. Eu amo essa.

Roger Waters também citou durante o programa a faixa “Georgia On My Mind” de Ray Charles, artista que ele conheceu, brevemente, quando era estudante de arquitetura em Londres e morava em ocupações, assim como Charles. Apesar de ter conhecido Ray quando ele estava “drogado e sem dentes”, o baixista o definiu como um “homem notável” com um “talento extraordinário”.

O ex-Pink Floyd também incluiu em sua lista um nome brasileiro: Jaques Morelenbaum, que aparece ao lado de Ryuichi Sakamoto e Everton Nelson em “Endless Flight”. Confira a seguir a lista completa com as músicas favoritas de Roger Waters!

Roger Waters no Brasil

A influência dessas referências musicas de Waters pode ser observada durante seus shows, que neste momento integram a turnê This Is Not a Drill, atualmente passando pelo Brasil.

Após performances poderosas em Brasília, no Rio de Janeiro, em Porto Alegre e em Curitiba, o músico se apresenta nesta quarta-feira (8) em Belo Horizonte e finaliza a turnê em São Paulo (11 e 12 de novembro). Ainda há ingressos disponíveis neste link.

As 8 músicas preferidas de Roger Waters

Neil Young – “Helpless”

Ryuichi Sakamoto, Jaques Morelenbaum & Everton Nelson – “Endless Flight”

Leonard Cohen – “Bird on the Wire”

Chet Baker – “My Funny Valentine”

Ray Charles – “Georgia On My Mind”

Giacomo Puccini – “E Lucevan Le Stelle”

Billie Holiday – “God Bless the Child”

Gustav Mahler – “Sinfonia No. 5 em C# Menor – 4º Movimento”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!