Ao que tudo indica, Roger Waters se despediu do Brasil pela última vez neste domingo, 12 de Novembro. Ao subir no palco do Allianz Parque, em São Paulo, o lendário músico ex-Pink Floyd encerrou a passagem da turnê This Is Not a Drill pelo país e, com isso, cumpriu todos os compromissos que estavam agendados em sua turnê de despedida por aqui.

Pois é: pouco alarde foi feito sobre isso, mas o anúncio da passagem de Waters pelo país veio acompanhado dessa informação de que essa é a última chance de vê-lo. Talvez até por isso, algumas pessoas pareceram deixar de lado suas crenças políticas para assistir ao show na capital paulista — afinal de contas, mesmo com o aviso do início do show que viralizou, não foi difícil ouvir comentários sobre divergências políticas entre público e artista.

É claro que a maioria da plateia presente tinha muito a concordar com Roger e suas visões, como fica claro inclusive pela presença de bonés do MST e de outros movimentos populares nas pessoas retratadas em fotos tiradas pelo TMDQA!, que você confere ao final da matéria.

Continua após o vídeo

Roger Waters se despede do Brasil com show em São Paulo

A temporada de Roger no país foi longa. O músico começou sua turnê no dia 24 de Outubro em Brasília e, desde então, passou por quatro outras capitais antes de chegar a São Paulo, onde encerrou oficialmente sua passagem com dois shows no Allianz Parque.

Quanto ao show em si, o espetáculo foi o mesmo em todas as ocasiões: recheado de sucessos do Pink Floyd, o setlist conta com clássicos como “Another Brick in the Wall” e “Comfortably Numb”, ainda que esta última na polêmica versão “Redux” que faz parte da regravação de Roger para The Dark Side of the Moon, que avaliamos em uma resenha por aqui.

Nas canções solo, como ocorreu nas outras cidades, Waters aproveita para tecer ainda mais críticas, ressaltando situações polêmicas envolvendo políticos de todo o mundo. A questão brasileira não fica de fora, com direito a homenagem a Marielle Franco, mas também sobra espaço para tributos à sua própria história, como a lembrança de Syd Barrett na hora de “Wish You Were Here”.

Continua após o vídeo

Se essa for, de fato, a despedida de Roger Waters, uma coisa é certeza: quem teve a oportunidade de vê-lo e escolheu não fazê-lo se arrependerá profundamente. Roger oferece um espetáculo como poucos outros artistas, fazendo uso de todos os recursos possíveis para dar vida à mensagem de sua música — que, aliás, estava ali o tempo todo e muita gente só escolheu não ver.

Abaixo, confira fotos do show em São Paulo no dia 11 de Novembro e o setlist completo das duas apresentações.

Roger Waters em São Paulo – fotos e setlist

Set 1:
1. Comfortably Numb (Pink Floyd)
2. The Happiest Days of Our Lives (Pink Floyd)
3. Another Brick in the Wall, Part 2 (Pink Floyd)
4. Another Brick in the Wall, Part 3 (Pink Floyd)
5. The Powers That Be
6. The Bravery of Being Out of Range
7. The Bar
8. Have a Cigar (Pink Floyd)
9. Wish You Were Here (Pink Floyd)
10. Shine On You Crazy Diamond (Parts VI-IX) (Pink Floyd)
11. Sheep (Pink Floyd)
Set 2:
12. In the Flesh (Pink Floyd)
13. Run Like Hell (Pink Floyd)
14. Déjà Vu
15. Déjà Vu (Reprise)
16. Is This the Life We Really Want?
17. Money (Pink Floyd)
18. Us and Them (Pink Floyd)
19. Any Colour You Like (Pink Floyd)
20. Brain Damage (Pink Floyd)
21. Eclipse (Pink Floyd)
22. Two Suns in the Sunset (Pink Floyd)
23. The Bar (Reprise)
24. Outside the Wall (Pink Floyd)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!