Roger Waters, do Pink Floyd, e Bono, do U2
Foto de Roger Waters via Reprodução/YouTube, Foto de Bono, vocalista do U2 via Shutterstock

Roger Waters detonou Bono após apoio do vocalista de U2 a Israel, manifestado em shows recentes da banda através de uma mudança na letra do hit “Pride (In the Name of Love)” para homenagear vítimas do ataque que ocorreu em 7 de Outubro e afetou o festival de música Supernova, em Israel.

Ao introduzir a faixa em questão, Bono fez um discurso sobre a paz como você pode conferir ao final da matéria e, depois, trouxe a alteração na letra que inicialmente fazia referência à morte de Martin Luther King (compare a seguir):

  • Original: Early morning, April four / Shot rings out in the Memphis sky / Free at last, they took your life / They could not take your pride (Começo da manhã, quatro de Abril / O tiro ressoa pelo céu de Memphis / Finalmente livre, eles tiraram sua vida / Eles não conseguiram tirar seu orgulho)
  • Versão alterada: Early morning, October seven / The sun is rising in the desert sky / Stars of David, they took your life / They could not take your pride (Começo da manhã, sete de Outubro / O sol está nascendo no céu do deserto / Estrelas de Davi, eles tiraram suas vidas / Eles não conseguiram tirar seu orgulho)

Como era de se esperar, a manifestação de Bono dividiu opiniões e, na visão de Roger, a atitude do vocalista foi simplesmente “nojenta”.

Roger Waters detona Bono (U2)

Em entrevista à Al Jazeera (via Independent), o ex-Pink Floyd, que vem sendo acusado de antissemitismo, chamou o irlandês de “um enorme merda” e classificou sua atitude como “nojenta”:

Minha mãe me ensinou, quando você tem problemas difíceis para enfrentar, a primeira coisa a fazer é ler – ler, ler, ler. Aí, a próxima parte é fácil: faça a coisa certa.

Qualquer um que conhece o Bono deveria pegá-lo pelos tornozelos e balançá-lo até que ele pare de ser um enorme merda.

Temos que começar a dizer para essas pessoas que suas opiniões são tão nojentas e degradantes. O que ele fez algumas semanas atrás na Sphere em Las Vegas, cantando sobre as Estrelas de Davi, foi uma das coisas mais nojentas que já vi na minha vida.

E aí, de que lado você está? Logo abaixo, confira a fala de Bono que precedeu a performance de “Pride (In the Name of Love)” e também o vídeo completo com esse trecho do show.

Discurso de Bono (U2) sobre Israel que inflamou Roger Waters

Levando em conta tudo que está acontecendo em Israel e Gaza, uma música sobre a não-violência parece de certa forma ridícula, até algo que faz rir, mas nossas preces sempre foram por paz e não-violência. […] Mas os nossos corações e a nossa raiva, vocês sabem para onde eles apontam. Então cantem conosco […] e com aqueles belos jovens naquele festival de música.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!